Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

HSBC intensifica escrutínio a clientes russos

O banco britânico HSBC está a intensificar o escrutínio aos clientes de nacionalidade russa. Além disso, também estará a rejeitar potenciais clientes russos e a rejeitar créditos.

Bloomberg
25 de Março de 2022 às 17:57
  • ...

O HSBC estará a intensificar o escrutínio a clientes russos e também a evitar potenciais clientes da mesma nacionalidade. A informação é avançada pela agência Reuters, que cita duas fontes com conhecimento do assunto. 


Também a concessão de créditos a clientes com origem na Rússia estará a ser evitada. De acordo com a agência, esta é uma forma de o HSBC conseguir minimizar os efeitos das sanções crescentes que estão a ser aplicadas contra Moscovo. As sanções contra a Rússia têm sido uma das formas utilizadas por diversas potências globais para condenar a invasão da Ucrânia. 


Estas medidas do HSBC estarão a afetar clientes individuais e empresariais a nível global, diz a Reuters. As fontes citadas pela Reuters referem que área de risco e "compliance" do banco terá dado instruções aos gestores de negócio para aplicarem uma dose extra de escrutínio a clientes portadores de passaporte russo ou que forneçam moradas da Rússia. 


E, além da Rússia, também os clientes bielorrussos estarão na linha para serem analisados de forma exaustiva, uma vez que a Bielorrússia tem sido um aliado de Moscovo. 


O HSBC é o segundo maior banco a nível europeu. A 14 de março, a instituição financeira já tinha avançado que "não estava a aceitar novos negócios na Rússia" - no entanto, não tinha especificado o que poderia acontecer a clientes russos noutros mercados. 

Ver comentários
Saber mais HSBC Rússia banca e finanças empresas guerra na Ucrânia
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio