Notícia
Hagatong de saída do Banco de Fomento
A presidente do Conselho de Administração sai por motivos de saúde. A instituição não avançou com um nome para a substituir.
Celeste Hagatong está de saída do Banco de Fomento (BPF).
A presidente do Conselho de administração renunciou ao cargo por motivos de saúde, anunciou a instituição em comunicado.
"O Banco Português de Fomento comunica que Maria Celeste Hagatong, Presidente do Conselho de Administração, anunciou a sua renúncia por motivos de saúde impeditivos da continuação das suas funções", lê-se no documento.
Hagatong continuará em funções até ao final do mês de agosto, com a renúncia a produzir efeitos a 1 de setembro.
"Durante o seu mandato, Maria Celeste Hagatong contribuiu significativamente para a consolidação da posição do BPF enquanto banco promocional", sublinha o BPF.
A instituição não faz qualquer referência ao processo de substituição da gestora.
Contactados pelo Negócios, o Banco de Fomento e o Ministério da Economia - que partilha a tutela do BPF com o ministério das Finanças - não comentam.
Celeste Hagatong foi nomeada em junho de 2022 para a presidência do Conselho de Administração do Banco de Fomento pelo anterior ministro da Economia, António Costa e Silva.
A nomeação da também antiga administradora executiva do BPI foi feita em simultâneo com a da Ana Carvalho para o cargo de presidente executiva da instituição. As duas gestoras transitaram da seguradora de crédito Cosec.
Desde 2023 o BPF enfrentou múltiplas saídas, incluindo administradores ligados à liderança anterior e outros profissionais em áreas chave.
Notícia em atualização