Notícia
Grupo chinês Wanda de olho em bancos europeus
A empresa chinesa Wanda estará interessado em comprar activos financeiros na Europa. E o alemão Postbank poderá estar na lista, segundo o Financial Times.
O Grupo Dalian Wanda, liderado por Wang Jianlin, considerado o homem mais rico da China, estará interessado em comprar activos financeiros europeus, incluindo o alemão Postbank, conta o Financial Times (FT). O objectivo do grupo chinês, o maior do ramo imobiliário neste mercado, é diversificar as áreas de actividade.
A compra do alemão Postbank, que foi posto à venda pelo Deutsche Bank, não será o único negócio na mira do Wanda, disseram fontes próximas do processo ao mesmo meio.
A procura por activos financeiros no Velho Continente estará ainda numa fase inicial, não tendo o grupo chinês contactado oficialmente o Deutsche, segundo as mesmas fontes.
Outra fonte disse ao FT que o Deutsche Bank está a pedir 6 mil milhões de euros pelo banco de retalho, que está a registar baixos retornos devido às taxas de juros baixas e à forte concorrência dos rivais que contam com o apoio estatal.
Contactado pelo FT, inicialmente o grupo chinês não fez comentários. Mas esta segunda-feira comentou que não avançou com qualquer contacto com o Postbank e não tem intenção de avançar com a compra. O Deutsche Bank recusou-se comentar.
Os movimentos de fusões e aquisições por parte de empresas chinesas têm estado no centro das atenções dos reguladores nos últimos dois anos devido ao forte crescimento destas operações.
Só o Grupo Wanda investiu 11,8 mil milhões de dólares desde 2014 na compra de activos.