Notícia
Governo admite aumentar dotação da garantia pública além dos 1.200 milhões
Ministro das Finanças abre a porta ao aumento do envelope previsto para a garantia pública do Estado para os jovens no crédito à habitação.
O ministro das Finanças admite aumentar a dotação da garantia pública aos jovens no crédito à habitação.
Os 1.200 milhões de euros previstos podem ser revistos em alta, disse Miranda Sarmento na conferência "Banca do Futuro" organizada pelo Negócios. O valor para já é de 1.200 milhões, "podendo ser aumentado se for insuficiente", afirmou Miranda Sarmento.
O cenário admitido por Miranda Sarmento vai ao encontro dos comentários feitos pelo BCP e pelo BPI, que ao Negócios manifestaram que a dotação prevista para a medida é um ponto de partida e não de chegada.
"É um bom começo", afirmou fonte oficial do Millennium. "O que releva agora é fazer uma utilização adequada da linha, cumprindo com rigor todas a disposições regulamentares e assegurando que mais jovens podem beneficiar desta oportunidade", afirmou fonte oficial do banco liderado por Miguel Maya.
Já o CEO do BPI entende que o envelope pode não ser suficiente. "Acho que é pouco", disse João Pedro Oliveira e Costa. "Vamos ver como correm estes 1,2 mil milhões. Quando estiverem esgotados, acho que devia haver abertura para eventualmente, havendo necessidade disso, aumentar um pouco", diz.
A iniciativa conta com a manifestação de interesse de 17 instituições financeiras, estando ainda por definir o montante que cabe a cada uma.