Notícia
Espanha cria primeiro "banco" municipal
A verba para microcréditos sairá do orçamento da autarquia de La Roda de Andalucía, financiando 25 mil euros de capital inicial da "instituição". O objectivo é apoiar particulares e pequenas empresas e estimular a economia.
A administração da localidade de La Roda de Andalucía, na região espanhola com o mesmo nome, anunciou o lançamento na próxima semana daquilo que auto-designa como o "primeiro banco municipal de Espanha".
A iniciativa, que é suportada pelo orçamento da autarquia, destina-se a financiar indivíduos e pequenos negócios através de microcréditos no valor mínimo de mil euros e máximo de 1.500 e a taxas de juro de 0%. O prazo de reembolso oscila entre os 12 e os 18 meses.
O "banco" começa a atribuir os primeiros créditos na semana que vem e conta com um capital inicial de 25 mil euros. Mas está aberto a incorporações de mais verbas, seja donativos ou contributos de anónimos, tanto de particulares como de empresas.
Entre as finalidades do empréstimo estão a remodelação de instalações, a compra de "stocks", a renovação do parque informático ou a compra de mobiliário, bem como o pagamento de facturas em atraso.
"Queremos que este banco público esteja ao serviço das pessoas. Queremos que estes créditos cheguem a quem gera emprego. Este tipo de medidas dizem ao resto das autarquias que é possível fazê-lo", afirmou o autarca Fidel Romero, eleito pelo Izquierda Unida, citado pelo Andaluces Diario,
O autarca e os membros da oposição na câmara asseguram a fiscalização das contas do "banco", através da comissão especializada de contas da autarquia que gere a aplicação do orçamento. No total, a municipalidade com 4.200 habitantes tem para gerir um orçamento de mais de 4,6 milhões de euros este ano.