Notícia
EBA decide não realizar testes de stress em 2015
A decisão deve-se aos progressos feitos pelos bancos europeus para reforçar os seus rácios de capital durante o ano de 2014.
"Na reunião de 24 de Fevereiro de 2015, o Conselho de Supervisores da Autoridade Bancária Europeia (EBA, sigla original) decidiu não realizar testes de stress em 2015 e começar a preparar o próximo exercício de 2016", pode ler-se numa nota publicada esta terça-feira, 3 de Março, no site da EBA.
Em vez dos testes de stress, a Autoridade Bancária Europeia vai realizar um "exercício de transparência semelhante ao de 2013, que fornecerá detalhes sobre os balanços e os portefólios dos bancos".
A decisão de não realizar testes de stress em 2015 prende-se com o "reconhecimento dos progressos realizados pelos bancos europeus para reforçar os seus rácios de capital em resposta aos testes realizados em 2014".
Além disso, acrescenta a Autoridade Bancária Europeia, "esses esforços foram precedidos por vários anos de aumentos de capital que levaram os bancos europeus a reforçar as suas posições de capital em mais de 200 mil milhões de euros e a iniciar o exercício de 2014 com o rácio core tier one de 11,5%".