Notícia
Deutsche Bank avança com IPO da unidade de gestão de activos e pode arrecadar 2 mil milhões
O banco alemão vai avançar com a venda de acções da unidade de gestão de activos assim que surja uma janela de oportunidade. O Deutsche Bank não avançou qual a participação que vai alienar mas fontes dizem que pode ascender a 25%, o que lhe permitirá arrecadar até dois mil milhões de euros.
O Deutsche Bank anunciou esta segunda-feira que pretende colocar em bolsa a sua unidade gestão de activos, a DWS, assim que surja uma janela de oportunidade. O objectivo, de acordo com a Reuters, é que a empresa seja listada na praça de Frankfurt. E fontes da agência adiantam que a oferta pública inicial (IPO) provavelmente vai realizar-se na semana de 19 de Março.
O banco não quis revelar qual o montante que pretende alienar e dispersar em bolsa. Contudo, tanto fontes citadas pela Bloomberg como pela Reuters, indicam que o Deutsche Bank pretende alienar uma parcela de 25% das acções da DWS, o que lhe poderá permitir um encaixe entre 1,5 mil milhões de euros e dois mil milhões de euros.
Esta operação não apanhou totalmente de surpresa o mercado. Em Março do ano passado, o Deutsche Bank anunciou, no âmbito de uma reformulação interna, que pretendia listar uma participação minoritária da sua unidade de gestão de activos.
Se esta operação for bem-sucedida, lembra a Bloomberg, vai ser um marco importante para o líder do banco, John Cryan, até porque vai-lhe permitir impulsionar o capital, e combater assim um receio que os investidores têm manifestado.
Além disso, a alienação de uma parte da unidade de gestão de activos, pode permitir ao banco germânico ter mais independência e flexibilidade para futuras aquisições, numa altura em que as empresas estão sob pressão para obterem consolidação.