Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

DBRS avisa bancos para riscos da exposição a dívida pública

A agência de rating canadiana nota que a banca portuguesa tem uma forte exposição a ativos soberanos, o que pode pressionar os seus rádios de capital. Para já, o impacto do aumento dos spreads “parece gerível”.

A agência canadiana DBRS vai avaliar Portugal esta sexta-feira, após o fecho de Wall Street. É a primeira avaliação de “rating” do país este ano.
iStockphoto
  • ...
A DBRS avisa que Portugal tem "o sistema bancário europeu mais exposto ao risco soberano", segundo dados da EBA (a autoridade europeia bancária), e que isso "pode pressionar rácios de capital dos bancos durante períodos de stress do mercado, em que os spreads soberanos normalmente aumentam".

A agência de notação financeira indica ainda que "o aumento dos spreads soberanos teve impacto na reserva de justo valor e nos rácios de capital de alguns credores portugueses no primeiro trimestre de 2022", mas ressalva que "seja qual for o impacto, para já, parece gerível".

Os bancos nacionais, indica a DBRS, "têm exposições significativas a dívida soberana", que atingem 56 mil milhões de euros (18% de todos os ativos).

"Embora a maioria dos bancos tenha uma grande exposição à dívida pública portuguesa, eles estão também expostos a outras dívidas soberanas", indica a DBRS. No total, cerca de 59% da exposição a dívidas soberanas é relativa a outras geografias, estando aqui incluídas as dívidas de Espanha, Itália, Polónia e Irlanda.

A DBRS reconhece que "uma maior diversificação geográfica" destes ativos "pode diminuir o risco potencial de choques macroeconómicos assimétricos, mas também considera que "o aumento generalizado na rentabilidade" das obrigações soberanas significa que "o efeito protetor da diversificação é reduzido, especialmente se a diversificação envolver outros países do sul da Europa".
Ver comentários
Saber mais DBRS Portugal economia negócios e finanças macroeconomia mercado de dívida política
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio