Notícia
Crédit Agricole não tem intenção de abandonar posição no BES
Jean-Paul Chifflet, presidente executivo do Crédit Agricole, anunciou esta quarta-feira que não tem qualquer intenção de abandonar a sua posição no BES.
O Crédit Agricole é um accionista histórico do BES, e actualmente o segundo maior, com uma participação de 20,2%. No passado dia 1 de Fevereiro, o banco anunciou que iria assumir perdas de 267 milhões de euros com a posição no BES, que estava incluída num pacote global de imparidades do banco no valor de 2,676 mil milhões de euros.
Hoje, após o banco ter anunciado perdas recorde para 2012 no valor de 6,471 mil milhões de euros, Jean-Paul Chifflet afirmou que o Crédit Agricole iria manter a sua posição no BES.
O agravamento da recessão económica levou a que o banco tivesse prejuízos noutras divisões, como a italiana, devido a imparidade no Intesa e no Bankinter, e à reestruturação no Cariparma.
No quarto trimestre de 2012, o banco registou perdas trimestrais de 3.982 milhões de euros, 29,8% a mais que os números vermelhos do ano anterior. Para além disso, o volume de negócio do banco diminuiu 23% para 3.326 milhões de euros.
Para o ano inteiro, a entidade francesa alcançou um volume de negócio de 16.315 milhões de euros, 15,8% menos que no ano anterior. O resultado operacional diminuiu 80,2% para 542 milhões de euros.