Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Contas com mais de 100 mil euros aumentam mesmo podendo ter de resgatar bancos

Segundo o Público, o valor aplicado em contas com estes montantes subiu 12% (quase 7 mil milhões de euros) para mais de 65 mil milhões de euros em Junho do ano passado.

20 de Agosto de 2017 às 10:07
  • ...
Apesar das novas regras de resolução bancária obrigarem à participação dos depositantes com mais de 100 mil euros no resgate de bancos em dificuldades, as contas superiores a este valor estão a aumentar em Portugal.

As contas, citadas pelo Público na edição deste domingo, 20 de Agosto, são do relatório e contas de 2016 do Fundo de Garantia de Depósitos (FGD).

O valor aplicado em contas com estes montantes subiu 12% (quase 7 mil milhões de euros) para mais de 65 mil milhões de euros em Junho do ano passado. Uma recuperação em relação à descida de 6% nos 12 meses precedentes.

O número é ainda, segundo o público, o mais alto desde 2011, mesmo com um ambiente de baixas taxas de juro e tendo pelo meio a resolução do Banif.

O economista Ricardo Cabral refere ao jornal que esta subida poque querer significar menor preocupação dos depositantes com a possibilidade de o seu património no banco poder vir a ser chamado em caso de resgate, além de poder resultar de alterações metodológicas. Já João César das Neves diz que os cenários de resolução permanecem "remotos" para os aforradores.

Da única vez que foi accionado – para salvaguardar os depósitos do Banco Privado Português, o Fundo de Garantia de Depósitos – o fundo reembolsou 102 milhões de euros a antigos clientes do BPP.

O fundo terá novas regras em breve, em princípio em 2018, com recurso a um site onde se pode "consultar informação e interagir com o Fundo" e receber os valores devidos através de transferência. Os prazos de pagamento também poderão ser encurtados.
Ver comentários
Saber mais contas banco resgate resolução
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio