Notícia
Contas bancárias "low cost" aumentaram mais de 50% em Portugal no primeiro semestre
De acordo com o Banco de Portugal, abriram-se 15.529 contas de serviços mínimos bancários nos primeiros seis meses deste ano, um aumento exponencial face ao mesmo período do ano passado.
No total existem 117.491 contas de serviços mínimos bancários até ao final de junho deste ano. Das novas contas abertas, 78,5% resultaram da conversão de uma conta de depósito à ordem existente na instituição de crédito (80,4% em 2019).
A descida das taxas de juro para mínimos históricos levou os bancos a elevar o nível de comissões cobradas aos clientes, o que explicará este movimento de aposta nas contas de serviços mínimos bancários.
Só no ano passado foram abertas 47.587 contas de serviços mínimos bancários, "das quais 80,4% resultaram da conversão de uma conta de depósito à ordem existente na instituição de crédito (59,6% em 2018)", refere o Banco de Portugal.
Apesar da subida registada nas aberturas deste tipo de conta, as instituições reportaram o encerramento de 1.666 contas de serviços mínimos bancários, das quais 85,2% foram encerradas por iniciativa do cliente.
No final do semestre, existiam 5.302 contas de serviços mínimos bancários de titulares com mais de 65 anos ou um grau de invalidez igual ou superior a 60% contituladas por detentores de outras contas de depósito à ordem.
Existiam também 1.313 contas de serviços mínimos bancários cujos titulares eram contitulares de outras contas serviços mínimos bancários (detidas por pessoas com mais de 65 anos ou um grau de invalidez igual ou superior a 60%).