Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Caixa cumpre requisitos do BCE por margem "significativa"

O banco do Estado chegou a Setembro com um rácio CET1 "phased-in" de 13%, mais de quatro pontos percentuais acima do mínimo exigido pelo BCE para 2018.

Miguel Baltazar
Negócios jng@negocios.pt 21 de Dezembro de 2017 às 20:04

A Caixa Geral de Depósitos anunciou esta quinta-feira que cumpre os requisitos mínimos de capital exigidos pelo Banco Central Europeu (BCE), por uma margem "significativa".

"Considerando os rácios da CGD em 30 de Setembro de 2017, são já cumpridos, com uma significativa margem, todos os novos rácios mínimos exigidos em matéria de CET1 (Common Equity Tier 1), Tier 1 e rácio total", refere um comunicado do banco público enviado à CMVM.

 

O banco do Estado chegou a Setembro com um rácio CET1 "phased-in" de 13%, mais de quatro pontos percentuais acima do mínimo exigido pelo BCE para 2018, que é de 8,875%. O Tier 1 situou-se nos 14%, acima dos 10,375% exigidos pelo banco central, enquanto o rácio total (14,7%) ficou mais de dois pontos acima do mínimo exigido (12,375%).

 

Os rácios "fully loaded" registados em Setembro também ficam acima do mínimo exigido, embora por uma margem mais diminuta.

 

O BCE define, com base nos resultados da avaliação individual que leva a cabo com cada instituição financeira que supervisiona directamente (o chamado SREP – "supervisory review and evaluation process"), os fundos próprios mínimos que têm de ser cumpridos em cada ano, sendo que posteriormente os bancos podem divulgá-los ao mercado.

 

Neste momento, há duas formas de cálculo dos rácios de capital: o "fully loaded", que é a contabilização de todas as regras que são exigidas com base na regulamentação bancária europeia; e a "phase-in", menos estrita que a primeira, porque diz respeito a um período de transição.

Ver comentários
Saber mais CGD CET1 SREP BCE
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio