Notícia
Braço segurador da Sonae anda às compras no Brasil. Agora engoliu a Ben’s
A multinacional de consultoria de riscos e seguros MDS, que é controlada conjuntamente pela Sonae e a brasileira Suzano, quer crescer também por aquisições no Brasil - em quatro meses, comprou duas empresas, a 838 Soluções e a Ben’s, que operam na área de benefícios flexíveis.
Cerca de 17 anos depois de ter entrado no Brasil com a compra do então terceiro maior "broker" do país, estando quase a fazer dois anos que cedeu uma ação ao grupo brasileiro Suzano, com o qual a Sonae passou a controlar conjuntamente o grupo MDS, a multinacional de consultoria de riscos e seguros decidiu meter o pé no acelerador no crescimento por aquisições no Brasil.
Nos últimos quatro meses, adquiriu duas empresas no Brasil, que operam na área de benefícios flexíveis para trabalhadores. Depois da 838 Soluções, no final do ano passado, a MDS anunciou esta quarta-feira, 24 de abril, que comprou a Ben’s, consultora de seguros brasileira especialista em benefícios flexíveis, que gere mais de 250 milhões de reais (57,6 milhões de euros) em prémios.
Compras que se enquadram na estratégia do grupo luso-brasileiro, que pretende reforçar o portefólio de serviços oferecidos, nomeadamente na área de benefícios flexíveis.
"A estratégia da MDS prevê um crescimento orgânico e por aquisições, tanto nas áreas mais tradicionais de corretagem de seguros como na consultoria de riscos, procurando reforçar a oferta única e distintiva que disponibiliza aos seus clientes. A área de benefícios flexíveis é uma aposta estratégica, pois permite-nos potenciar o valor acrescentado que temos para oferecer aos nossos clientes e acelerar o crescimento da companhia", afirma José Manuel Dias da Fonseca, CEO do grupo MDS.
"A aquisição da Ben’s reforça a atuação da MDS no Brasil e agrega novos processos, tecnologias e uma equipa reputada de profissionais, que com certeza tem muito a contribuir com o grupo", considera o mesmo gestor.
Com 21 anos de atividade e um efetivo de 70 profissionais, a Ben’s é responsável pela gestão de seguros de mais de 200 empresas e de cerca de 300 mil pessoas.
Com mais de 1,5 mil milhões de reais (350 milhões de euros) em prémios sob gestão, até à aquisição da Ben’s a MDS Brasil geria uma carteira com mais de nove mil clientes empresariais e mais de 850 mil clientes individuais. Além do segmento de benefícios corporativos, o grupo atua na área dos seguros empresariais, seguros individuais, gestão de riscos e resseguros.
Com a compra da Ben’s, a MDS alarga assim a sua presença no mercado brasileiro de benefícios flexíveis para trabalhadores, quatro meses depois de ter adquirido uma participação de 51% na 838 Soluções, empresa tecnológica brasileira pioneira no desenvolvimento de ferramentas para a gestão automatizada de benefícios e benefícios flexíveis.
Em Portugal, há precisamente dois anos, a MDS tinha já adquirido uma participação de 45% na FlexBen, especialista em benefícios flexíveis.
Este segmento de negócio representa aproximadamente 40% dos prémios geridos pela MDS em Portugal e 55% no Brasil, "e a expectativa é ter um crescimento acelerado com a incorporação da Ben’s", avança o grupo liderado por José Manuel Dias da Fonseca.
Segundo a MSD, o mercado de benefícios flexíveis apresenta um forte potencial de crescimento, dada a grande preocupação das empresas em oferecer aos seus colaboradores pacotes remuneratórios que respondam às necessidades individuais e que contribuam para atrair e reter talento.
O grupo está atento a esta realidade, dado o potencial para os mercados de seguro de saúde e de vida, que no caso do Brasil, avança, já movimentam mais de 200 mil milhões de reais (46 mil milhões de euros) em prémios por ano.
Ainda de acordo com a MDS, estudos de mercado indicam que "os benefícios concedidos pelas companhias brasileiras aos colaboradores são o seu segundo maior custo e a sua gestão inteligente pode permitir poupanças significativas para todos"