Notícia
Bison Bank substitui Pedro Cardoso por gestor chinês no cargo de CEO
A Bison Capital propôs o nome de Bian Fang para ocupar o cargo de CEO do Bison Bank. Pedro Oliveira Cardoso, ex-Caixa Geral de Depósitos, já não vai ser o presidente executivo do ex-Banif Investimento.
"Esta decisão deve-se aos crescentes desafios e complexidades inerentes à ligação entre a China e Europa no setor financeiro, em especial na área da banca de investimento e gestão de patrimónios", afirma o Bison Bank, que incorpora os ativos do Banif Investimento vendidos pela Oitante, num comunicado enviado esta sexta-feira, 18 de janeiro.
Esta decisão não afasta, contudo, Pedro Cardoso do banco. O Bison Bank esclarece que o "acionista decidiu igualmente nomear Pedro Oliveira Cardoso como responsável da área internacional do Bison Financial Group que opera em várias jurisdições".
O comunicado é enviado depois de o Jornal Económico ter avançado que o Bison Bank retirou do Banco de Portugal o pedido de Pedro Cardoso para CEO, por haver o risco de chumbo no processo de "fit and proper". A auditoria às contas da CGD feita pela EY aponta para uma série de operações que provocaram perdas à instituição financeira. Foi nesse período que Pedro Cardoso ocupou o cargo de administrador do banco estatal.
"Estamos confiantes que estas nomeações são de um enorme valor acrescentado para o grupo que conta agora ao mais alto nível com a enorme experiência de dois reputadíssimos profissionais da banca", remata o banco no comunicado.
(Notícia atualizada às 11:45 com mais informação)