Notícia
BCE reduz requisito de capital do BCP para 2025
O requisito do pilar 2 passa a ser de 2,25%, o que representa uma descida de 25 pontos base, "refletindo uma avaliação mais favorável do supervisor sobre o risco global" do banco, diz a instituição liderada por Miguel Maya.
O BCE reduziu um dos requisitos mínimos de capital que o BCP deverá respeitar a partir de 1 de janeiro de 2025, comunicou esta quinta-feira o banco à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), no âmbito do habitual processo de revisão e avaliação do supervisor (SREP).
"De acordo com a informação recebida, o Pillar 2 Requirement ("P2R") para o BCP a partir de 1 de janeiro de 2025 é de 2,25%, o que representa um decréscimo de 25 pontos base, refletindo uma avaliação mais favorável do supervisor sobre o risco global do banco", refere o comunicado.
O requisito total mantém-se nos 14,04% - contra os 20,8% apresentados pelo banco nos resultados até 30 de setembro - enquanto o pilar 1 continua nos 8,00% e os "buffers" nos 3,79%.
O banco acrescenta ainda que "os rácios estimados em 30 de setembro de 2024, em base consolidada, excedem com uma margem ampla os mínimos exigidos de CET1, Tier 1 e rácio total, incluindo todas as reservas acima referidas, evidenciando a sólida capitalização do banco".