Notícia
BBVA prepara saída de Portugal
O banco espanhol quer sair de Portugal, depois de três anos consecutivos de prejuízos. A instituição de Bilbau já começou a sondar interessados, segundo o El Confidencial.
O banco espanhol BBVA estará a preparar a venda da operação que tem em Portugal. A instituição de Bilbau já contratou a agência financeira Nomura para analisar eventuais interessados, segundo o El Confidencial.
Contactada pelo Negócios, fonte oficial do BBVA em Portugal, escusou-se a comentar a notícia avançada pelo El Confidencial.
Nos últimos três anos, o BBVA tem registado prejuízos. Só no ano passado, 2013, perdeu 357 milhões de euros, aumentando os prejuízos de 177 e 188 milhões de euros, apurados em 2012 e 2011, respectivamente.
A sucursal portuguesa da instituição financeira do “país vizinho” representa menos de 1% em termos de activos e passivos totais.
A Caixa Geral de Depósitos e o Banco Espírito Santo estão a ser apontados como principais candidatos à compra das operações da filial portuguesa do BBVA, de acordo com o El Confidencial. No entanto, o valor dos passivos – 5,192 mil milhões de euros – em relação aos activos – 5,471 mil milhões de euros – poderá afastar alguns interessados. O diário espanhol não coloca de parte a compra da participação portuguesa do BBVA pela parte de um “private equity” – entidade gestora de fundos.
O BBVA tem vendido as suas operações na América do Sul e na China para poder corresponder aos cada vez mais apertados rácios de solvabilidade dos testes de “stress” da Autoridade Bancária Europeia.