Notícia
Bank Millennium antecipa prejuízos após provisões de 114 milhões
O banco polaco do BCP constituiu provisões superiores a 114 milhões de euros, para acautelar situações relacionadas com os créditos em francos suíços.
A unidade polaca do BCP, o Bank Millennium, prevê terminar o terceiro trimestre do ano com resultados negativos, devido às provisões assumidas pelo banco relacionadas com a conversão de créditos em francos suíços para zlotys.
Depois de ter registado prejuízos de 45 milhões de euros no segundo trimestre do ano, alargando o resultado líquido negativo do semestre para cerca de 112 milhões, o Bank Millennium deverá manter resultados negativos no terceiro trimestre do ano, de acordo com as previsões da própria entidade, segundo a Bloomberg.
A determinar as perdas deverão continuar as provisões associadas aos créditos em franco suíço. Segundo a agência de notícias, o banco deixou de lado 526,1 milhões de zlotys (114,3 milhões de euros) em provisões, sendo que 451,8 milhões são para provisionar a carteira de empréstimos hipotecários em moeda estrangeira e 74,3 milhões dizem respeito à carteira de crédito da unidade Euro Bank.
Apesar da previsão de prejuízos, o banco refere que os resultados operacionais no último trimestre foram "bons".
A unidade polaca do BCP, detido em 50,1% pelo BCP, tem sido pressionada pelos processos que se arrastam em torno da conversão de créditos em francos para a moeda local. O banco tem feito um esforço no sentido de resolver fora dos tribunais o maior número possível de casos.