Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Bancos pagam duas vezes mais nos depósitos às empresas do que às famílias

A tendência histórica tem sido a de remunerar melhor as famílias, mas este ano inverteu-se, em contraciclo com o que acontece nos restantes países da Zona Euro. Em outubro, a taxa de juro que os bancos pagam pelas poupanças das empresas foi de 0,44%, enquanto pelas poupanças das famílias foi de 0,24%.

Os portugueses continuam a deixar a maior fatia das suas aplicações sem render no banco.
iStockphoto
07 de Dezembro de 2022 às 08:30
  • 2
  • ...
Os bancos pagam uma taxa quase duas vezes superior nos depósitos às empresas do que às famílias, avança esta quarta-feira o Eco, citando os últimos dados do Banco de Portugal, referentes a outubro.

A taxa média dos novos depósitos até um ano foi de 0,24% em outubro, a mais elevada taxa desde novembro de 2017. No entanto, a taxa de juro que os bancos pagam pelas poupanças das empresas foi de 0,44%, o que significa que os bancos estão a remunerar muito melhor as empresas do que as famílias.

A tendência histórica tem sido a de remunerar melhor as famílias, mas este ano inverteu-se, em contraciclo com o que acontece nos restantes países da Zona Euro. Em setembro, o diferencial das taxas de juro dos novos depósitos das empresas face aos particulares foi de 0,05% para os particulares e 0,26% para as empresas (um valor 5,2 vezes superior).
Ver comentários
Saber mais bancos depósitos famílias empresas taxas de juro poupanças Banco de Portugal
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio