Notícia
Acções do Bankia disparam mais de 400%
Hoje é o primeiro dia em bolsa do Bankia, depois da ampliação de capital de 10.700 milhões de euros, que levou ao desdobramento dos títulos em duas partes: as acções velhas a serem negociadas por 1,378 euros e os direitos de subscrição das novas acções a 9,92 euros.
Os investidores com acções não perderam nada. O que aconteceu é que parte dos seus títulos foram trocados por direitos de subscrição de novos títulos, comprados pelo Banco Financiero y de Ahorros (BFA), propriedade a 100% do fundo de reestruturação ordenada da banca (FROB), segundo o “El Mundo”.
Contudo, a reacção do mercado foi surpreendente. As acções chegaram a estar a valorizar 756,53% para 11,8 euros, estão agora a apreciar 429,89% para 7,3 euros, ao passo que o direito de subscrição desceu 86,8% para 1,3 euros. A soma de ambos supõe uma queda de cerca 9% face à cotação de ontem, e de cerca de menos 65% que os 17 euros estabelecido pelo Bankia no “contrasplit” de 100 para 1.
A ampliação de capital visa substituir a emissão de obrigações convertíveis contingentes, conhecidas como “coco”, que estarão inteiramente asseguradas pela matriz do BFA.
Segundo o calendário remetido para o regulador de mercado espanhol (CNMV), o período de subscrição preferencial começou hoje e acabará a 14 de Maio.