Notícia
Acções do Banif sobem mais de 7% após regresso aos lucros
O banco registou a subida mais acentuada desde 20 de Março, numa sessão também marcada pela forte liquidez. Nas últimas três sessões as acções acumulam uma valorização de mais de 13%.
As acções do Banif fecharam a sessão a valorizar 7,04% para 0,76 cêntimos, a reflectir os resultados apresentados ontem à noite.
A subida dos títulos foi a mais elevada desde a sessão de 20 de Março, num dia em que a liquidez também foi elevada. Trocaram de mãos 473 milhões de acções, quando a média diária dos últimos seis meses é de 105 milhões de títulos.
O Banif registou nos primeiros três meses deste ano um lucro de 6,5 milhões de euros, o que compara com o prejuízo de 39,7 milhões de euros registado em igual período do ano passado. O resultado representa o "retorno do banco aos lucros, após um período de forte reestruturação", destaca o Banif em comunicado enviado à Comissão de Mercado de Valores Mobiliários esta segunda-feira à noite.
Esta é a terceira sessão consecutiva de subidas acentuadas das acções do banco, que têm beneficiado das notícias em torno da venda da participação do Estado no capital da instituição. Nestes três dias as acções do Banif acumulam um ganho de quase 13,4%.
O presidente executivo do Banif, Jorge Tomé, afirmou esta segunda-feira que a instituição bancária está em "fase acelerada" para que a participação do Estado de 60,5% seja vendida a accionistas de referência, cumprindo assim as exigências de Bruxelas, o que também está a beneficiar a evolução dos títulos em bolsa.