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Vendas de carros eléctricos batem recorde em sete meses
Venderam-se mais carros eléctricos em sete meses do que no ano de 2016. As vendas até Julho foram superiores ao acumulado entre 2010 e 2014. Dos 1.000 cheques que o Governo tem para dar já só falta atribuir 220.
Por modelos, o Renault Zoe é o campeão das vendas, que aumentaram 350% para 437 unidades, seguido pelo Nissan Leaf, que registou um acréscimo de 37% para 246 unidades. O BMW I3 fecha o pódio, com uma subida de 69% para 145 unidades. Em 2016, o Nissan Leaf foi o carro mais vendido pelo segundo ano consecutivo, tendo então crescido 57% e atingido as 328 unidades.
O crescimento das vendas acontece devido a diversos factores, sendo de destacar a cada vez maior autonomia dos carros eléctricos, o que dá uma maior confiança aos consumidores.
Com as vendas a acelerarem, os novos proprietários de carros eléctricos têm estado a recolher os cheques de 2.250 euros a um bom ritmo. O Governo reservou para este ano um total de 2,25 milhões de euros para atribuir na compra destas viaturas. Até agora já foram levantados 780 cheques, faltando atribuir 220 para atingir o tecto dos mil cheques, esgotando assim o valor disponível para 2017.
Em relação ao estado de implementação da rede Mobi.e, a UVE faz um balanço da situação. " Todos desejávamos que fosse a um ritmo superior, no entanto, temos neste momento toda a A1 e A2 com postos de carregamento rápido instalados, bem como alguns na A5, A22, A23, e nas principais cidades", afirma Henrique Sánchez.
Os carregamentos nos postos de carregamento rápido eram para começar a ser pagos em Julho, mas a empresa gestora da rede decidiu adiar o arranque da cobrança para depois do Verão. A decisão da Mobi.e deveu-se ao facto de muitos utilizadores precisarem de "mais tempo para avaliar a adesão" a um comercializador de electricidade.
A Mobi.e também está actualmente a proceder ao aumento da potência dos 100 postos de carregamento mais utilizados no país. Ao mesmo tempo, também está a ser preparada a última fase de expansão da rede para chegar a todos os concelhos de Portugal Continental.
Problemas com os condomínios
Marcas como a Renault e a Nissan estão a oferecer o carregador doméstico aos seus clientes. Nas moradia a instalação é simples, mas há casos de problemas com os condomínios para quem vive em prédios. Aqui das duas, uma: ou liga directamente ao contador da sua casa, ou instala um contador individual na garagem, que está ligado ao contador geral do prédio, tendo depois de pagar ao condomínio a energia consumida.
Mas "alguns condomínios têm levantado problemas" com este sistema, confirma o presidente da UVE, apontando que quem quer instalar o carregador tem somente de informar o condomínio, cumprindo certos pontos.