Notícia
Venda de carros aumentou 18% no primeiro semestre
O ritmo de crescimento nas vendas de automóveis tem abrandado nos últimos meses. Entre as marcas de luxo a Jaguar continua a destacar-se.
As vendas de automóveis aumentaram 17,9% na primeira metade deste ano, para 137.751 unidades, anunciou a Associação Automóvel de Portugal (ACAP).
Apesar do crescimento considerável, a ACAP salienta que se denota uma tendência de desaceleração nos últimos meses. Em Maio, as vendas aumentaram 13,7% e, em Junho, subiram 11,7%.
"Depois de ter registado um ritmo muito forte no primeiro trimestre do ano devido a uma antecipação de compras de veículos ligeiros provocada pelo aumento da fiscalidade automóvel, a taxa de crescimento das vendas começou a desacelerar, reduzindo o aumento médio acumulado, tal como inicialmente previsto pela ACAP", refere a associação em comunicado.
A ACAP acrescenta que parte do crescimento registado no primeiro trimestre se ficou a dever ao "bom desempenho no sector do turismo, com os consequentes reflexos nas vendas de veículos para a actividade de rent-a-car".
No segmento de ligeiros de passageiros, o aumento no semestre foi de 17,9%, enquanto nos comerciais ligeiros cresceu 16,2%. As vendas de veículos pesados aumentaram 30,6%.
Na análise por marcas, a Renault reforçou a liderança (quota de mercado de 12,49%) com um aumento de vendas de 24,2%. A Peugeot cresceu 15,5%, pelo viu a quota de mercado baixar para 9,42% e, em terceiro lugar, permanece a Volkswagen.
Ainda assim, a marca alemã sofreu com o impacto do escândalo das emissões, já que as vendas aumentaram 3,3%. A quota de mercado baixou de 9,65% para 8,46%.
Entre as marcas de luxo, a Aston Martin cresceu 66,7% (passou de 3 para 5 unidades), a Maserati aumentou 42,9% (20 unidades) e a Jaguar mais do que duplicou (324 unidades).