Notícia
Um virar de página nos carros preferidos dos portugueses? Dacia e Tesla no topo
Na primeira metade deste ano assistiu-se a uma pequena revolução nas preferências dos portugueses em termos dos modelos automóveis mais populares. Veja os 50 carros preferidos até ao final de junho.
1.º Dacia Sandero
4619 unidades
2.º Tesla Model 3
3931 unidades
3.º Peugeot 2008
3830 unidades
4.º Renault Clio
3813 unidades
5.º Citroën C3
3458 unidades
6.º Peugeot 208
3126 unidades
7.º Renault Captur
2786 unidades
8.º Peugeot 308
2606 unidades
9.º Nissan Juke
2285 unidades
10.º Dacia Jogger
2184 unidades
11.º Seat Ibiza
2081 unidades
12.º Mercedes-Benz Classe A
1847 unidades
13.º Opel Corsa
1842 unidades
14.º Toyota Yaris Cross
1839 unidades
15.º Nissan Qashqai
1819 unidades
16.º Fiat 500
1624 unidades
17.º Kia Stonic
1604 unidades
18.º Dacia Duster
1597 unidades
19.º Tesla Model Y
1514 unidades
20.º BMW Série 1
1358 unidades
21.º Hyundai i20
1323 unidades
22.º Toyota Yaris
1320 unidades
23.º Volkswagen T-Roc
1317 unidades
24.º Citroën C3 Aircross
1311 unidades
25.º Seat Arona
1255 unidades
26.º Fiat Panda
1252 unidades
27.º Volvo EX30
1139 unidades
28.º Volvo XC40
1133 unidades
29.º Volkswagen Taigo
1071 unidades
30.º Volkswagen T-Cross
1054 unidades
31.º Ford Focus
1010 unidades
32.º Mercedes-Benz Classe E
994 unidades
33.º Mitsubishi Space Star
917 unidades
34.º Citroën C4
901 unidades
35.º BMW X1
897 unidades
36.º Mercedes-Benz Classe C
879 unidades
37.º Jeep Avenger
871 unidades
38.º Ford Puma
864 unidades
39.º Volkswagen Polo
854 unidades
40.º Audi A3
837 unidades
40.º BMW Série 2
837 unidades
42.º Opel Mokka
817 unidades
43.º Skoda Octavia
808 unidades
44.º Seat Leon
759 unidades
45.º Hyundai Kauai
749 unidades
46.º Peugeot 3008
747 unidades
47.º BMW Série i4
727 unidades
48.º Opel Astra
721 unidades
49.º BMW Série 3
705 unidades
50.º Mercedes-Benz GLA
700 unidades
Depois de mais de uma década em que as preferências dos portugueses em termos de automóveis ligeiros de portugueses recaíram sobre o Renault Clio - durante oito anos - e o Peugeot 2008 - nos últimos três anos -, a primeira metade deste ano parece trazer ventos de mudança.
Segundo os dados facultados ao Negócios pela Associação Automóvel de Portugal (ACAP), o Dacia Sandero foi o modelo mais vendido no primeiro semestre, com 4.619 unidades. Este valor representa um salto de 53,4% face aos 3.011 veículos deste modelo matriculados nos primeiros seis meses de 2023, que valiam então o quinto posto ao carro mais popular da marca romena, que integra o grupo Renault.
As surpresas, contudo, não se ficam por aqui. O Model 3 da Tesla, que há um ano ocupava a 23.ª posição com 1.385 carros entregues, disparou 183,8% para 3.931 unidades e alcança a vice-liderança.
O anterior líder, o Peugeot 2008, viu as vendas recuarem 17,3% para 3.830 veículos e caiu para o degrau mais baixo do pódio. E apenas superou o rival Renault Clio por 17 unidades.
Outro dos grandes saltos no espaço de um ano pertence ao Citroën C3. O citadino da marca francesa aumentou as vendas em 147% para 3.458 unidades, escalando 17 lugares, até ao quinto posto.
O Peugeot 208, que na primeira metade de 2023 era vice-líder, reduziu o número de veículos matriculados em 11,8%, para 3.126. Segue-se o Renault Captur, que há um ano era o quarto modelo preferido, com 2.786 unidades, o que representa uma quebra de 11%.
O único sinal positivo para a "marca do leão" é dado pelo 308, com um aumento de 32,7% nas vendas e uma subida da décima para a oitava posição.
Outra das estrelas do semestre é o Nissan Juke, que subiu as entregas em 162,3%, para 2.285 unidades, e surge no nono lugar. Há um ano, ocupava a 38.ª posição. A fechar o Top 10 encontra-se o Dacia Jogger, que ganha três lugares.
Face à lista do primeiro semestre do ano passado verificam-se nove entradas. O Hyundai i20 surge na 21.ª posição e alcança o estatuto de "best-seller" da marca sul-coreana no mercado nacional.
A segunda entrada mais elevada pertence ao Fiat Panda, no 26.º lugar, enquanto o Volvo EX30 surge um degrau abaixo, sendo o modelo mais popular da marca sueca. O SUV compacto totalmente elétrico bate o Volvo XC40 por seis unidades.
A Mercedes-Benz coloca dois novos modelos na lista: o Classe E e o GLA, nas 36.ª e 50.ª posições, respetivamente.
O BMW X1 é outra das novidades, surgindo no 35.º posto, enquanto o Jeep Avenger entra no ranking para a 37.ª posição.
O Skoda Octavia, no 43.º lugar, e o Seat Leon, na posição 44, são os outros dois modelos a passarem a integrar o Top 50.
Segundo os dados facultados ao Negócios pela Associação Automóvel de Portugal (ACAP), o Dacia Sandero foi o modelo mais vendido no primeiro semestre, com 4.619 unidades. Este valor representa um salto de 53,4% face aos 3.011 veículos deste modelo matriculados nos primeiros seis meses de 2023, que valiam então o quinto posto ao carro mais popular da marca romena, que integra o grupo Renault.
O anterior líder, o Peugeot 2008, viu as vendas recuarem 17,3% para 3.830 veículos e caiu para o degrau mais baixo do pódio. E apenas superou o rival Renault Clio por 17 unidades.
Outro dos grandes saltos no espaço de um ano pertence ao Citroën C3. O citadino da marca francesa aumentou as vendas em 147% para 3.458 unidades, escalando 17 lugares, até ao quinto posto.
O Peugeot 208, que na primeira metade de 2023 era vice-líder, reduziu o número de veículos matriculados em 11,8%, para 3.126. Segue-se o Renault Captur, que há um ano era o quarto modelo preferido, com 2.786 unidades, o que representa uma quebra de 11%.
O único sinal positivo para a "marca do leão" é dado pelo 308, com um aumento de 32,7% nas vendas e uma subida da décima para a oitava posição.
Outra das estrelas do semestre é o Nissan Juke, que subiu as entregas em 162,3%, para 2.285 unidades, e surge no nono lugar. Há um ano, ocupava a 38.ª posição. A fechar o Top 10 encontra-se o Dacia Jogger, que ganha três lugares.
Face à lista do primeiro semestre do ano passado verificam-se nove entradas. O Hyundai i20 surge na 21.ª posição e alcança o estatuto de "best-seller" da marca sul-coreana no mercado nacional.
A segunda entrada mais elevada pertence ao Fiat Panda, no 26.º lugar, enquanto o Volvo EX30 surge um degrau abaixo, sendo o modelo mais popular da marca sueca. O SUV compacto totalmente elétrico bate o Volvo XC40 por seis unidades.
A Mercedes-Benz coloca dois novos modelos na lista: o Classe E e o GLA, nas 36.ª e 50.ª posições, respetivamente.
O BMW X1 é outra das novidades, surgindo no 35.º posto, enquanto o Jeep Avenger entra no ranking para a 37.ª posição.
O Skoda Octavia, no 43.º lugar, e o Seat Leon, na posição 44, são os outros dois modelos a passarem a integrar o Top 50.