Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Toyota recolhe mais de 6 milhões de veículos

É a segunda maior operação de sempre deste género. Há cinco tipos de problemas de segurança que podem colocar em risco os ocupantes.

Toyota Recalls 6.76M Vehicles Worldwide
09 de Abril de 2014 às 09:59
  • 2
  • ...

A Toyota anunciou que vai voltar a recolher vários modelos depois de terem sido detectadas várias falhas de segurança. A fabricante admite que estes defeitos podem causar problemas aos ocupantes, refere em comunicado.

 

No total são cerca de 6,39 milhões de carros. Um valor que sobe para 6,76 milhões porque há automóveis que apresentam mais do que um problema de segurança.

 

Entre os veículos recolhidos estão alguns modelos que são comercializados em Portugal, como o RAV4, Corolla e o Yaris, e que saíram das linhas de produção entre Abril de 2004 e Dezembro de 2010.

 

Há cinco zonas identificadas com problemas nestes veículos: cabos de prevenção de accionamento do “airbag” do condutor, bancos do condutor e do passageiro, falhas na coluna de direcção, motor de arranque e no limpa pára-brisas.

 

Para os analistas “algo está errado” com a fabricante nipónica, refere o especialista da Advanced Research Japan, Koji Endo. Citado pela Bloomberg, acrescenta que a marca “terá de rever os processos de produção, mesmo que o problema seja dos fornecedores de componentes”. Koji Endo defende que a Toyota “deve ser responsabilizada por esta situação”.

 

O consultor estima que esta operação custe à empresa entre 60 e 70 milhões de ienes (425 a 495 milhões de euros).

 

A 19 de Março, a Toyota chegou a um acordo com as autoridades norte-americanas para pagar uma multa recorde de 1,2 mil milhões de dólares. A fabricante foi obrigada a assumir toda a responsabilidade pelas falhas no processo de recolha de 10 milhões de veículos.

 

Nos últimos anos, a Toyota tem enfrentado vários processos de recolha de veículos. Em Fevereiro deste ano, a fabricante recolheu 1,9 milhões de automóveis do modelo Prius devido a falhas no “software” do veículo.

 

A maior operação de sempre ocorreu em Outubro de 2012. A construtora recolheu cerca de 7,4 milhões de carros.

 

O processo da Toyota ocorre numa altura em que a General Motors também está envolvida num processo de recolha de 2,6 milhões de automóveis por problemas de ignição.

 

A Toyota foi a líder mundial na produção de automóveis em 2013, com cerca de 9,9 milhões de unidades. 

Ver comentários
Saber mais Toyota recolha de veículos economia negócios e finanças indústria metalomecânica e engenharia automóvel
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio