Notícia
Toyota lança ofensiva nos comerciais ligeiros
A Toyota anunciou esta semana um ambicioso plano de crescimento no segmento dos veículos comerciais ligeiros (LCV), que será acompanhado do lançamento de novos produtos, incluindo modelos elétricos, sob a marca 'Toyota Professional' dedicada aos LCV. A estratégia do construtor japonês visa alcançar vendas de 100 mil unidades em 2020 na Europa.
A nova designação 'Toyota Professional' chegará aos concessionários europeus no próximo ano, quando está previsto também o lançamento da nova Toyota Proace City, que complementará a gama de comerciais da marca japonesa composta pelo furgão médio Proace, o Yaris EcoBizz e a 'pick-up' Hilux.
Segundo a marca, o Proace City será um produto competitivo no mercado de veículos comercias compactos, conhecidos em Portugal como furgões de classe 1 de portagem, alargando a cobertura da Toyota para mais de dois terços do mercado de veículos comerciais ligeiros.
Em colaboração com o Grupo PSA, a Toyota irá adicionar versões 100% elétricas (BEV - Battery Electric Vehicle) da Proace e Proace City, que serão lançadas em 2020 e 2021, respetivamente, permitindo satisfazer as necessidades das empresas face às regulamentações ambientais de um cada maior número de cidades europeias
O Proace City elétrico será produzido na fábrica do grupo PSA em Vigo, junto com o Peugeot Rifter, o Opel Combo e o Citroën Berlingo.
Não obstante, a gama Proace City incluirá motores a gasóleo e a gasolina, com potências que variam entre os 75 e os 130 cavalos, e uma opção de transmissão manual de cinco ou seis velocidades ou uma automática de oito relações.
O novo modelo está disponível em dois comprimentos de carroçaria: 4,4 e 4,7 metros, podendo receber três bancos dianteiros. A versão para passageiros oferece cinco ou sete assentos em qualquer das carroçarias.
Versátil e com excelente capacidade de carga - 3,3 metros cúbicos (versão curta) e 4,3 metros cúbicos (versão longa), é um dos poucos modelos compactos que pode transportar duas euro-paletes.
Em matéria de segurança e de conectividade, a marca propõe praticamente todos os novos sistemas disponíveis no mercado.
Toyota Professional
Entretanto, a nova estratégia de marca LCV 'Toyota Professional' visa dar mais foco e dedicação aos veículos comerciais em toda a rede Toyota. Adicionalmente, a Toyota irá implantar uma nova estratégia na sua rede de veículos comerciais para fornecer uma experiência especializada ao cliente empresarial, que incluirá alguns centros de negócios existentes, tornando-se centros de veículos comerciais com equipas especializadas.