Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Toyota e BMW: Brexit sem acordo compromete continuidade no Reino Unido

As fabricantes automóveis Toyota e BMW advertiram esta terça-feira que um Brexit sem acordo com a União Europeia (UE) comprometerá a produção das suas fábricas no Reino Unido.

Reuters
05 de Março de 2019 às 20:16
  • ...

Peter Schwarzenbauer, do Conselho de Administração do grupo alemão, disse que a BMW pondera transferir a produção do modelo Mini, em Oxford, Reino Unido, para a Holanda, se a saída da União Europeia se der sem um acordo.

 

O responsável fez estas declarações numa entrevista à televisão britânica Sky, nas vésperas da abertura do Salão do Automóvel de Genebra, que se realiza de 7 a 17 deste mês.

 

Schwarzenbauer descreveu esse cenário de rutura como "o pior possível" e disse que, nesse caso, teriam que considerar "o que representa isso, exatamente, para a marca a longo prazo".

 

A fábrica do Mini emprega 4.500 pessoas e é o principal local de produção do modelo de três portas.

 

O presidente da Toyota Motor Europe, Johan Van Zyl, declarou à BBC, por seu turno, que se as "barreiras" do Brexit forem muito altas, a competitividade da empresa no Reino Unido será prejudicada.

 

Van Zyl referiu a possibilidade de a fábrica que a empresa japonesa tem em Burnaston – no condado de Derbyshire, no norte da Inglaterra – vir a ser fechada depois do Brexit.

 

O vice-presidente executivo da empresa, Didier Leroy, sublinhou que uma saída "não negociada" da União Europeia, seria "terrível" e criaria "enormes problemas adicionais" à competitividade das operações no Reino Unido.

 

A Toyota anunciou em fevereiro do ano passado que ia construir a próxima geração de seu modelo Auris em Burnaston, o que representa um investimento de 277 milhões de euros.

 

Leroy afirmou ao Financial Times que está "confiante em que o Reino Unido conseguirá chegar a um bom acordo com a UE".

 

Referindo que os japoneses não pretendem deixar o Reino Unido e parar a produção, Leroy reconheceu que, se não houver acesso ao mercado europeu sem "obstáculos fiscais", será "extremamente difícil" encetar a produção de um outro modelo na fábrica britânica.

 

As advertências da Toyota e da BMW surgem depois de a Nissan ter revertido, no mês passado, os planos de fabricar o modelo X-Trail na sua fábrica em Sunderland, nordeste da Inglaterra, para ser produzido no Japão.

 

Outra empresa nipónica, a Honda Motor, anunciou o encerramento da sua fábrica em Swindon, no sudoeste de Inglaterra, em 2021, o que significará o corte de cerca de 3.500 empregos, noticiou a agência espanhola Efe.

Ver comentários
Saber mais Peter Schwarzenbauer Honda Motor BMW Mini União Europeia UE Reino Unido presidente da Toyota Motor Europe Johan Van Zyl Brexit Swindon Sunderland Derbyshire Didier Leroy Toyota Nissan automóvel
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio