Notícia
PSA de Mangualde retoma atividade esta quarta-feira
A fábrica do grupo automóvel francês tinha suspendido a produção a 18 de março.
A fábrica de Mangualde do grupo PSA vai retomar a laboração esta quarta-feira, 6 de maio, de forma progressiva, ainda com turnos reduzidos. A fábrica suspendeu a atividade a 18 de março, indicou esta segunda-feira a empresa em comunicado. Na quarta-feira serão iniciados os trabalhos de preparação nas unidades de ferragem e pintura e a partir de quinta-feira estarão ativas todas as áreas de produção.
A unidade portuguesa é uma das primeiras do grupo liderado por Carlos Tavares a voltar a laborar, depois da fábrica na Índia, que retomou esta segunda-feira a atividade, e em simultâneo com a fábrica da PSA em Marrocos. Já as fábricas do grupo em França retomam a produção na próxima segunda-feira.
A PSA de Mangualde somou 18.079 veículos produzidos no primeiro trimestre, uma quebra homóloga de 9,6%, apesar da redução de 40% sofrida em março. Em abril a fábrica esteve encerrada, pelo que a queda na produção nos primeiros quatro meses do ano cifra-se em 30,7%.
O regresso à atividade será feito inicialmente apenas com um turno, estando previsto o alargamento a um segundo turno numa fase posterior e, mais tarde, o regresso do terceiro turno.
A fábrica portuguesa, a segunda maior produtora de veículos do país, implementou um extenso protocolo de medidas de segurança para assegurar a retoma da actividade. Adicionalmente, a empresa decidiu que a produção só seria retomada após a cadeia de fornecedores estar em funcionamento, para evitar quebras no aprovisionamento, e a reabertura do comércio automóvel, o que acontece esta segunda-feira em Portugal.
A fábrica do grupo francês será a terceira a retomar atividade em Portugal, depois da Autoeuropa, que reabriu a 27 de abril, e da Fuso no Tramagal, que retomou esta segunda-feira a produção.