Notícia
Proton investe em nova fábrica para duplicar oferta de modelos
O construtor malaio de veículos Proton, que detém a Lotus, vai construir uma nova fábrica de automóveis para responder à renovação de toda a gama de veículos prevista para 2002 e 2003, anunciou a empresa em comunicado.
Segundo a mesma fonte, a construção desta fábrica estava prevista para 1998, tendo sido atrasada devido à quebra mundial na procura de veículos. O custo inicial do projecto rondava os 568 milhões de euros (113,8 milhões de contos), não tendo sido possível apurar o montante do investimento actual.
Conforme já tinha noticiado o Negocios.pt, «a Proton poderá começar a vender a sua gama de modelos em Portugal a partir de 2003», segundo declarações recentes de Roger Mercer, porta-voz da marca malaia.
Renovação da gama baseada nos modelos Mitsubishi
A actual gama da Proton, baseia-se nas antigas séries da dupla Mitsubishi Colt e Lancer articulando-se à volta dos modelos Satria, Impia e Wira com cilindradas entre os 1.300cc e os 2.000cc.
Em 2002, a marca malaia vai substituir todos estes modelos, lançando ainda um monovolume e um desportivo que serão desenvolvidos em colaboração com a subsidiária britânica Lotus.
A Proton foi fundada em 1983 e é detida em 27,52% pela «Petrolian Nasional Berhard» e pela Mitsubishi que detém 16,6%. A marca malaia exporta para 50 países e prevê produzir mais de 230 mil veículos este ano.