Notícia
Produção automóvel sobe 20,5% em Outubro
No acumulado do ano a produção de automóveis subiu 8%. Mais de 96% da produção nacional de veículos, entre Janeiro e Outubro, foi direccionada para a exportação, com a UE enquanto principal destino.
No último mês de Outubro a produção automóvel em Portugal cresceu 20,5%, face ao período homólogo, para um total de 15.333 veículos, especialmente impulsionada pela variação positiva de 33,6% da produção de ligeiros de passageiros.
Também positiva foi a evolução da produção de veículos pesados (6,2%), enquanto os veículos comerciais ligeiros registaram, em Outubro, uma quebra de 12,1% face a igual período do ano passado.
Já no que diz respeito ao acumulado dos primeiros dez meses do ano, o crescimento da produção automóvel foi de 8% para um total de 140.685 veículos.
Entre Janeiro e Outubro deste ano, comparativamente com o período homólogo, produziram-se mais 11,4% de veículos ligeiros de passageiros. Quanto aos comerciais ligeiros verificou-se uma ligeira subida de 1,4%, enquanto se registou uma queda de 18,6% na produção de veículos pesados.
Do total de veículos produzidos em Portugal entre Janeiro e Outubro, 135.996 veículos destinaram-se à exportação o que significa que 96,7% dos veículos produzidos em solo nacional foram direccionados para a exportação. Trata-se de um aumento de 6,8% face às exportações de veículos nos primeiros dez meses de 2013.
O volume destas exportações foi absorvido em 74,4% pelos Estados-membros da União Europeia, com destaque para a Alemanha que importou 21,6% dos veículos produzidos em Portugal. Já a Ásia importou 18,1% das exportações nacionais de veículos, com a China a absorver uma fatia de 16,4% desse volume.