Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Portugueses fazem uso "absurdamente elevado" do carro

Matos Fernandes, ministro do Ambiente, diz que o país tem também uma intensidade energética dos transportes e dos edifícios "muito mais elevada que outros países da Europa". Mas o país está bem nas renováveis e na qualidade da água da torneira.

Bruno Simão/Negócios
03 de Junho de 2016 às 19:15
  • 12
  • ...
Portugal trabalhou bem na produção de energia a partir de renováveis e na qualidade da água da torneira, mas tem uma utilização de carros individuais "absurdamente elevada" e muito lixo depositado em aterro, disse hoje o ministro do Ambiente.

"Há sectores onde Portugal tem caminhado bem, na produção de energia por fontes renováveis somos um país que se destaca pela positiva na Europa", e a qualidade da água para consumo humano nas torneiras "atinge valores de excelente qualidade em 99,9% dos casos", afirmou o governante.

"Há outros casos onde isto não só não é tão positivo como é negativo, como a percentagem de deslocações feitas em transporte individual [que] é absurdamente elevada neste país, a intensidade energética dos transportes e dos edifícios é muito elevada e muito mais elevada que nos outros países da Europa", continuou João Matos Fernandes.

A percentagem de resíduos depositados em aterro ronda os 42% e "as nossas metas são muito mais baixas que essas", alertou ainda.

João Matos Fernandes falava aos jornalistas em Lisboa, no final da apresentação do Relatório do Estado do Ambiente (REA) 2015, um documento já disponível no site da Agência Portuguesa do Ambiente (APA) e que reúne informação sobre várias áreas, como águas balneares, ruído, qualidade do ar, biodiversidade ou resíduos, referente a 2014.
Ver comentários
Saber mais Portugal João Matos Fernandes ambiente política Agência Portuguesa do Ambiente
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio