Notícia
Peugeot-Citroën recebe segundo resgate do Governo francês
O Estado vai injectar 1.200 milhões de euros na fabricante automóvel, de modo a garantir o seu financiamento. Esta ajuda soma-se aos 6.000 milhões de fundos públicos que o grupo recebeu em 2010.
O Governo francês recebeu a aprovação de Bruxelas para resgatar o braço financeiro da gigante PSA Peugeot-Citroën, avança o “El País”. “Com esta autorização, o Estado poderá injectar na fabricante automóvel 1.200 milhões de euros através de novos títulos de dívida”, refere o jornal.
Recorde-se que o grupo já recebeu um primeiro resgate de 6.000 milhões de euros para enfrentar a crise que afectou o sector das quatro rodas na Europa, em 2010.
Como contrapartida, Bruxelas exige a Paris que apresente, no prazo de seis meses, um plano de reestruturação não só para o PSA Finance mas também para o grupo PSA no seu conjunto, já que a Comissão Europeia considera que a ajuda beneficiará todas as divisões do grupo, sublinha a mesma publicação.
O Executivo comunitário considerou que a concessão desta ajuda era necessária para garantir o acesso do PSA Finance ao mercado e evitar um efeito contágio no sistema bancário francês, que afectaria os custos de financiamento de todas as entidades.