Notícia
Nissan apresenta o Ariya, um SUV elétrico com até 500 kms de autonomia
A fabricante japonesa revelou a sua grande aposta para os SUV elétricos, um segmento que é visto como de grande potencial nos próximos anos.
A Nissan apresentou esta quarta-feira a sua "arma" para atacar o segmento dos SUV elétricos. O Ariya é um "crossover" com linhas futuristas e que promete ser um rival a ter em conta para as outras marcas com propostas neste segmento.
O Ariya baseia-se na plataforma modular para veículos elétricos desenvolvida pela Aliança Renault-Nissan-Mitsubishi.
O Ariya apresenta-se em cinco versões, sendo a de base o Ariya 2WD, de duas rodas motrizes e com bateria de 63 kWh, sendo a versão mais adaptada para o circuito citadino. Com uma autonomia de 360 quilómetros e uma velocidade máxima de 160 km/h, esta versão tem uma aceleração dos 0 aos 100 km/h em 7,5 segundos. Para quem pretenda maior potência, existe uma versão com bateria de 87 kWh, que eleva a autonomia para 500 quilómetros.
Já mais musculadas, existirão as versões de tração integral e-4ORCE, que contam com dois motores elétricos. Com a bateria de 63 kWh a autonomia é de 340 quilómetros, sendo a velocidade máxima de 200 km/h e a aceleração dos 0 aos 100 km/h em 5,9 segundos. Na versão de 87 kWh a autonomia passa para 460 quilómetros.
Por último, a versão mais desportiva, a e-4ORCE 87 kWh Performance, apresenta uma aceleração dos zero aos 100 km/h em 5,1 segundos e uma autonomia de 400 quilómetros.
O Ariya deverá chegar à Europa no próximo ano, não tendo ainda aberto as pré-reservas.
Quanto a preços, a Fox News, citando fontes da Nissan, avança que o preço para a versão de base será de 40 mil dólares (cerca de 35.200 euros).