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Moody's baixa rating da Renault para "lixo" após primeiro prejuízo em 10 anos

A agência de rating Moody's decidiu baixar a notação financeira da fabricante de automóveis francesa para o nível de "investimento especulativo". A empresa revelou o primeiro prejuízo em dez anos.

CEO interina da Renault, Clotilde Delbos, que vai ter o seu lugar ocupado por Luca de Meo, antigo presidente da Seat, em julho. Reuters
18 de Fevereiro de 2020 às 18:15
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A Moody's baixou esta terça-feira, 18 de fevereiro, o rating de longo prazo da Renault para Ba1, o patamar de "lixo" que fica mais perto dos níveis de investimento não especulativo. O 'outlook' mantém-se estável. 

"A redução para Ba1 foi provocada pelo enfraquecimento substancial do desempenho operacional da Renault relativo ao ano de 2019 para um nível que deixou de ser compatível com a categoria de rating Baa3", explica a agência de rating no comunicado divulgado no seu site. 

Em causa está o resultado líquido negativo de 141 milhões de euros em 2019, o que compara com lucros de 3,3 mil milhões de euros em 2018. O primeiro prejuízo numa década levou ao corte da remuneração dos acionistas. Os dividendos vão baixar de 3,55 euros para 1,1 euros. 

A Moody's é taxativa na sua avaliação ao não antecipar que a Renault consiga recuperar "os níveis saudáveis nas margens da operação" no médio prazo. 

Essa avaliação é feita com base no 'guidance' (orientações) apresentado pela empresa que aponta para uma contínua redução da margem de operação e um enfraquecimento do ambiente do mercado automóvel.

Para já, os dados de janeiro não são indicativos de um bom arranque de 2020. Segundo os dados da Associação dos Construtores Europeus de Automóveis (ACEA), a empresa viu a sua quota de mercado na Europa baixar de 10,6% para 9,6%, tendo as vendas do grupo gaulês recuado 16,3% para os 91,9 mil veículos.

Neste momento, a Renault ainda conta com uma notação financeira acima do nível de "lixo" no caso da agência de rating Standard & Poor's.

O Banco Central Europeu (BCE), através do programa de compras de ativos, onde se inclui dívida de empresas europeias, detém algumas obrigações da Renault.

A empresa francesa é a líder das vendas de automóveis em Portugal.
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