Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Mercedes e BMW resistem melhor à quebra nas vendas de automóveis em Portugal

As duas marcas alemãs baixaram as vendas nos primeiros nove meses deste ano, mas estão a conquistar quota no mercado português de vendas de automóveis ligeiros.

Renault

Renault
-43,7%
A líder histórica do mercado português está a perder quota de mercado este ano. As vendas caíram mais de 40% face aos primeiros nove meses de 2019, o que corresponde a uma diferença de mais de 10 mil automóveis vendidos.

Peugeot

Peugeot
-37,1%
A segunda marca mais vendida em Portugal este ano está a registar uma queda em linha com o mercado. Está ainda a uma diferença de mais de mil automóveis da rival francesa.

Mercedes-Benz

Mercedes-Benz
-18,9%
A marca alemã é única do top10 a sofrer uma queda inferior a 20% nas vendas.Consegue assim ascender ao pódio das marcas mais vendidas em Portugal e aumentar a quota para perto de 10%.

BMW

BMW
-28,0%
A BMW é a quarta marca mais vendida em Portugal este ano, tendo aumentado a quota de mercado para 6,89%. Em nove meses vendeu pouco mais de 7 mil automóveis.

Citroën

Citroën
-46,5%
Nos cinco primeiros lugares das marcas mais vendidas em Portugal, três são francesas. Mas a Citroën está a perder terreno, tendo vendido pouco mais de 6 mil unidades entre janeiro e setembro deste ano.

Nissan

Nissan
-29,3
A marca japonesa vendeu mais de 5 mil automóveis nos primeiros nove meses do ano e aumentou a quota de mercado para mais de 5%.

Seat

Seat
-40,3%
A Seat também vendeu mais de 5 mil carros até setembro, mas registou uma quebra nas vendas em linha com o mercado.

Volkswagen

Volkswagen
-40,4%
Já esteve no pódio das marcas mais vendidas em Portugal mas agora desta das suas congéneres. A queda de mais de 40% nas vendas deixa a Volkswagen com uma quota de mercado abaixo dos 5% e menos de 5 mil unidades vendidas.

Ford

Ford
-32,0%
A marca norte-americana aumentou a quota de mercado para 4,5%.

Fiat

Fiat
-59,7%
Entre as 10 marcas mais vendidas em Portugal, a italiana foi a que sofreu a queda de vendas mais acentuada.

Toyota

Toyota
-37,6%
A marca nipónica está fora do top10 das mais vendidas em Portugal, tendo comercializado apenas 4.671 unidades.

Hyundai

Hyundai
-15,9%
A marca coreana regista a menor queda entre as 20 marcas mais vendidas em Portugal. A quota de mercado saltou para 3,7%.

Opel

Opel
-60,4%
A marca germânica sofreu a queda mais violenta entre as 20 mais vendidas, tendo comercialziado menos de 3.500 automóveis nos nove meses.

Dacia

Dacia
-28,6%
A Dacia caiu menos que o mercado, pelo que os 3.437 automóveis vendidos nos primeiros nove meses garantem uma quota de mercado de 3,25%.

Volvo

Volvo
-27,6%
A marca sueca vendeu menos de 3 mil automóveis entre janeiro e setembro.

Kia

Kia
-39,1%
A Kia manteve a quota de mercado (2,34%) com menos de 2.500 unidades vendidas.

Audi

Audi
-29,7%
A marca alemã vendeu mais de 2 mil automóveis e viu a quota de mercado aproximar-se de 2%.

MINI

MINI
-34,0%
A MINI vendeu 1.343 automóveis nos primeiros nove meses do ano.

Mitsubishi

Mitsubishi
-50,1%
A marca japonesa viu as vendas caírem para metade.

Tesla

Tesla
-34,1%
A marca de Elon Musk não escapa à tendência negativa do mercado. Fecha o top20 e é a última vender mais de mil unidades.
03 de Outubro de 2020 às 15:00
  • ...

As vendas de automóveis ligeiros em Portugal baixaram a menor ritmo em agosto e setembro, mas continuam com variações homólogas negativas, agravando o cenário do setor que continua a sofrer com os efeitos da pandemia em Portugal.

 

Segundo anunciou ACAP na quinta-feira, entre janeiro e setembro de 2020 foram colocados em circulação 127.168 novos veículos, o que representou uma diminuição homóloga de 38,4%. Tendo em conta apenas os automóveis ligeiros de passageiros, a queda foi de 39,3% para pouco mais de 105 mil unidades.

 

A queda nas vendas é transversal a todas as principais marcas do mercado português, mas a dimensão é distinta, destacando-se o desempenho de duas fabricantes alemãs, que assim estão a conseguir ganhar terreno no mercado português.

 

As vendas da Mercedes-Benz desceram 18,9% para 10.289 unidades nos primeiros nove meses do ano. A queda é bem inferior à do mercado, o que permitiu à marca alemã subir a quota de mercado para 9,74% (7,29% no mesmo período do ano passado) e saltar para o terceiro lugar das mais vendidas em Portugal.

 

Tendo em conta as 10 marcas mais vendidas em Portugal, a BMW é a segunda que melhor está a resistir à queda nas vendas. Estas baixaram 28% para 7.278 unidades, pelo que a quota de mercado aumentou para quase 7% (no mesmo período do ano passado era inferior a 6%). O desempenho permitiu à BMW ascender à quarta posição das marcas mais vendidas em Portugal.

 

À frente das duas marcas alemãs está o par francês que tem liderado o mercado português, mas que este ano enfrenta quedas superiores à do mercado, com destaque para a Renault (-43,7%).

 

Olhando para o top20 das marcas mais vendidas, há outras que registam quedas bem abaixo do mercado, mas não há nenhuma com sinal positivo. A Hyundai (-15,9%) apresenta o melhor desempenho, sendo que a Volvo, Dacia Nissan e Audi caem menos de 30%.

 

Na galeria em cima veja qual foi a queda nas vendas das 20 marcas mais vendidas em Portugal nos primeiros nove meses deste ano.

Ver comentários
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio