Notícia
Mercedes e BMW resistem melhor à quebra nas vendas de automóveis em Portugal
As duas marcas alemãs baixaram as vendas nos primeiros nove meses deste ano, mas estão a conquistar quota no mercado português de vendas de automóveis ligeiros.
Renault
A líder histórica do mercado português está a perder quota de mercado este ano. As vendas caíram mais de 40% face aos primeiros nove meses de 2019, o que corresponde a uma diferença de mais de 10 mil automóveis vendidos.
Peugeot
A segunda marca mais vendida em Portugal este ano está a registar uma queda em linha com o mercado. Está ainda a uma diferença de mais de mil automóveis da rival francesa.
Mercedes-Benz
A marca alemã é única do top10 a sofrer uma queda inferior a 20% nas vendas.Consegue assim ascender ao pódio das marcas mais vendidas em Portugal e aumentar a quota para perto de 10%.
BMW
A BMW é a quarta marca mais vendida em Portugal este ano, tendo aumentado a quota de mercado para 6,89%. Em nove meses vendeu pouco mais de 7 mil automóveis.
Citroën
Nos cinco primeiros lugares das marcas mais vendidas em Portugal, três são francesas. Mas a Citroën está a perder terreno, tendo vendido pouco mais de 6 mil unidades entre janeiro e setembro deste ano.
Nissan
A marca japonesa vendeu mais de 5 mil automóveis nos primeiros nove meses do ano e aumentou a quota de mercado para mais de 5%.
Seat
A Seat também vendeu mais de 5 mil carros até setembro, mas registou uma quebra nas vendas em linha com o mercado.
Volkswagen
Já esteve no pódio das marcas mais vendidas em Portugal mas agora desta das suas congéneres. A queda de mais de 40% nas vendas deixa a Volkswagen com uma quota de mercado abaixo dos 5% e menos de 5 mil unidades vendidas.
Ford
A marca norte-americana aumentou a quota de mercado para 4,5%.
Fiat
Entre as 10 marcas mais vendidas em Portugal, a italiana foi a que sofreu a queda de vendas mais acentuada.
Toyota
A marca nipónica está fora do top10 das mais vendidas em Portugal, tendo comercializado apenas 4.671 unidades.
Hyundai
A marca coreana regista a menor queda entre as 20 marcas mais vendidas em Portugal. A quota de mercado saltou para 3,7%.
Opel
A marca germânica sofreu a queda mais violenta entre as 20 mais vendidas, tendo comercialziado menos de 3.500 automóveis nos nove meses.
Dacia
A Dacia caiu menos que o mercado, pelo que os 3.437 automóveis vendidos nos primeiros nove meses garantem uma quota de mercado de 3,25%.
Volvo
A marca sueca vendeu menos de 3 mil automóveis entre janeiro e setembro.
Kia
A Kia manteve a quota de mercado (2,34%) com menos de 2.500 unidades vendidas.
Audi
A marca alemã vendeu mais de 2 mil automóveis e viu a quota de mercado aproximar-se de 2%.
MINI
A MINI vendeu 1.343 automóveis nos primeiros nove meses do ano.
Mitsubishi
A marca japonesa viu as vendas caírem para metade.
Tesla
A marca de Elon Musk não escapa à tendência negativa do mercado. Fecha o top20 e é a última vender mais de mil unidades.
As vendas de automóveis ligeiros em Portugal baixaram a menor ritmo em agosto e setembro, mas continuam com variações homólogas negativas, agravando o cenário do setor que continua a sofrer com os efeitos da pandemia em Portugal.
Segundo anunciou ACAP na quinta-feira, entre janeiro e setembro de 2020 foram colocados em circulação 127.168 novos veículos, o que representou uma diminuição homóloga de 38,4%. Tendo em conta apenas os automóveis ligeiros de passageiros, a queda foi de 39,3% para pouco mais de 105 mil unidades.
A queda nas vendas é transversal a todas as principais marcas do mercado português, mas a dimensão é distinta, destacando-se o desempenho de duas fabricantes alemãs, que assim estão a conseguir ganhar terreno no mercado português.
As vendas da Mercedes-Benz desceram 18,9% para 10.289 unidades nos primeiros nove meses do ano. A queda é bem inferior à do mercado, o que permitiu à marca alemã subir a quota de mercado para 9,74% (7,29% no mesmo período do ano passado) e saltar para o terceiro lugar das mais vendidas em Portugal.
Tendo em conta as 10 marcas mais vendidas em Portugal, a BMW é a segunda que melhor está a resistir à queda nas vendas. Estas baixaram 28% para 7.278 unidades, pelo que a quota de mercado aumentou para quase 7% (no mesmo período do ano passado era inferior a 6%). O desempenho permitiu à BMW ascender à quarta posição das marcas mais vendidas em Portugal.
À frente das duas marcas alemãs está o par francês que tem liderado o mercado português, mas que este ano enfrenta quedas superiores à do mercado, com destaque para a Renault (-43,7%).
Olhando para o top20 das marcas mais vendidas, há outras que registam quedas bem abaixo do mercado, mas não há nenhuma com sinal positivo. A Hyundai (-15,9%) apresenta o melhor desempenho, sendo que a Volvo, Dacia Nissan e Audi caem menos de 30%.
Na galeria em cima veja qual foi a queda nas vendas das 20 marcas mais vendidas em Portugal nos primeiros nove meses deste ano.