Notícia
Hyundai aumenta investimento nos EUA
A fabricante automóvel sul-coreana planeia investir 2,9 mil milhões de euros no país e estuda uma nova fábrica americana, depois das ameaças de Donald Trump às importações de carros nos EUA.
O grupo Hyundai, em conjunto com a sua afiliada Kia Motors, vai investir no mercado norte-americano, tendo em cima da mesa um total de 3,1 mil milhões de dólares (2,9 mil milhões de euros) para aplicar nos próximos cinco anos, segundo a Bloomberg.
Os planos, que incluem uma fábrica no país, são conhecidos pouco depois da ameaças do presidente eleito dos EUA, Donald Trump, colocar um imposto à entrada dos veículos construídos no México. A alemã BMW foi avisada por Trump de que estaria sujeita a uma taxa de 35% nos carros importados da sua nova unidade em território mexicano.
O presidente da Hyundai, Chung Jin Haeng adiantou que a empresa está a equacionar construir o modelo Genesis na nova unidade americana, assim como um SUV específico para os EUA.
"Esperamos um crescimento na economia americana, com uma procura crescente para vários modelos, à medida que o presidente eleito Trump cumpre a sua promessa de criar um milhão de empregos em cinco anos", salientou Chung.
Também a Toyota, Ford e Fiat Chrysler deram conta dos seus planos para investir em fábricas nos EUA. As construtoras automóveis esperam que a nova administração os beneficie em matéria de combustíveis e impostos no futuro. A General Motors deverá anunciar um investimento de 942 milhões de euros (mil milhões de dólares) em unidades no país.