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General Motors duplica lucros no trimestre
A venda de camiões nos EUA e o aumento da procura de veículos do segmento de luxo na China sustentaram o resultado positivo da dona de marcas como a Opel ou Cadillac. O negócio na Europa e na América Latina continuou a dar prejuízo.
A General Motors terminou o terceiro trimestre com lucros de 2,8 mil milhões de dólares (2,57 mil milhões de euros à cotação actual), um crescimento de 104% em relação ao período homólogo de 2015 e acima das estimativas dos analistas.
Os resultados do fabricante automóvel de origem norte-americana foram impulsionados pela venda de camiões nos EUA, proporcionando maiores margens, e pelo aumento da procura de veículos do segmento de luxo – como a Cadillac e a Buick - no mercado chinês.
A receita no trimestre ascendeu a 39,3 mil milhões de euros, um recorde, colocando o fabricante a caminho de um ano histórico em termos de lucros. A empresa tem estado a beneficiar do sentimento positivo no mercado automóvel a nível mundial, com o aumento sucessivo das vendas, apesar de os números mais recentes apontarem para o princípio de uma estabilização.
Apesar do bom desempenho na América do Norte, nos mercados europeu e da América do Sul o terreno é mais acidentado para a actividade da GM. A actividade foi negativa em 111 milhões de euros no terceiro trimestre e em 130,4 milhões de euros na Europa, em ambos os casos reduzindo para quase metade as perdas do mesmo período ano anterior.
Em Julho a empresa dona de marcas como a Chevrolet e a Opel, estimou que a saída do Reino Unido da União Europeia custasse às marcas que são comercializadas naquele país em torno de 400 milhões de dólares (367,44 milhões de euros) no segundo semestre do ano, afectando sobretudo a insígnia Vauxhall.