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Galp quer transformar postes de iluminação pública em carregadores de veículos elétricos
A empresa já tem dois pontos de carregamento de veículos elétricos assentes nesta tecnologia em funcionamento. O objetivo é expandir o projeto, de forma a reduzir o tempo e o custo de instalar novos pontos de carregamento lento.
A Galp quer continuar a expandir os postos de sistema de carregamento de veículos elétricos no país e, para isso, vai recorrer aos postes de iluminação pública. O objetivo é tornar a rede de carregamento deste tipo de veículos em ambiente urbano "mais conveniente e acessível", aproveitando a infraestrutura já existente.
De acordo com a empresa, o projeto vai contribuir "para reduzir o tempo e o custo de novos pontos de carregamento lento, mitigando a necessidade de novas adições de potência à rede", ao mesmo tempo que reduz "a ocupação de espaço adicional nos passeios públicos".
Para o administrador executivo da Galp, João Diogo Marques, este projeto vai responder a "uma necessidade premente nos grandes centros urbanos": tanto na área metropolitana do Porto, como na de Lisboa, "mais de metade dos alojamentos familiares não têm estacionamento ou garagem, o que significa que a resposta de pontos de carregamento terá de ser dada pela rede pública através de soluções como esta", explica João Diogo Marques, em comunicado.
A Galp já tem em operação dois pontos de carregamento assentes nesta tecnologia no bairro do Junqueiro, em Carcavelos, e na antiga Refinaria de Matosinhos. A empresa pretende continuar a expandir esta rede, embora não especifique quantos pontos de carregamento deste tipo vai instalar no país. De acordo com a petrolífera, a Galp tem a maior rede mobilidade elétrica em Portugal, contando com mais de 5.500 pontos instalados por todo o país.
A empresa atingiu a marca de um milhão de carregamentos nesta rede no mês passado, ultrapassando o registo obtido em 2023.