Notícia
Ford investe mais de mil milhões de dólares na África do Sul
A multinacional Ford Motor anunciou esta terça-feira um investimento de 1,050 mil milhões de dólares (873 milhões de euros) na expansão das suas operações na África do Sul, onde vai assegurar 60 mil postos de trabalho.
02 de Fevereiro de 2021 às 19:05
O anúncio foi feito durante uma visita do Presidente da República sul-africano, Cyril Ramaphosa, à Zona Económica Especial Automóvel de Tshwane (TASEZ, na sigla em inglês), em Pretória, onde se situa a fábrica do grupo automóvel, disse a empresa em comunicado.
"Este investimento modernizará ainda mais as nossas operações na África do Sul, ajudando-as a desempenhar um papel ainda mais importante na recuperação e no crescimento de nossas operações automotivas globais, bem como na nossa aliança estratégica com a Volkswagen", disse Dianne Craig, responsável pelos mercados internacionais do Grupo Ford.
Com este investimento, a Ford estima gerar uma receita "superior a 1,1% do Produto Interno Bruto da África do Sul", na sua unidade de produção em Silverton, Pretória.
Nesse sentido, a multinacional indicou que a capacidade anual instalada, em Silverton, aumentará de 168.000 para 200.000 veículos, apoiando a produção da nova 'pickup' Ford Ranger para o mercado interno e exportação para mais de 100 mercados globais. A fábrica também vai fabricar a 'pick up' Volkswagen como parte da aliança estratégica Ford-VW, salientou.
A expansão da produção local ajudará a criar 1.200 novos empregos na Ford, na África do Sul, aumentando a força de trabalho local para 5.500 funcionários, e mais cerca de 10.000 novos empregos em toda a rede de fornecedores locais da Ford, elevando o total para 60.000, anunciou a empresa.
Na África do Sul, a Ford produz o modelo 'Ranger' para o mercado nacional e exportação para 100 mercados internacionais, incluindo África, Médio Oriente, México e Europa, segundo a empresa.
O Presidente Ramaphosa disse à imprensa que a decisão da Ford em investir na África do Sul demonstra a confiança da multinacional no país como destino de investimento, salientando que se trata de "uma oportunidade para o país se industrializar ainda mais".
O ministro da Indústria e Comércio sul-africano, Ebrahim Patel, que acompanhou o chefe de Estado, disse que, em 2019, a África do Sul produziu 627.000 veículos, acrescentando que, no ano passado, o setor registou 70% da sua produção normal apesar das dificuldades impostas pela pandemia da covid-19.
CYH // JH
Lusa/Fim