Notícia
Fabricante de carros elétricos chinesa Zeekr brilha na estreia em bolsa
O IPO da Zeekr é o maior de uma empresa chinesa nos Estados Unidos desde a Didi Global em 2021.
As ações da Zeekr Intelligent Technology, uma fabricante chinesa de carros elétricos de luxo, valorizaram quase 40% nas primeiras horas de negociação em Wall Street, depois de uma oferta pública inicial (IPO, na sigla em inglês) que superou as estimativas iniciais.
É o maior IPO de uma empresa chinesa nos Estados Unidos desde a Didi Global, há cerca de três anos, que entretanto foi alvo de uma investigação pelos reguladores chineses e saiu de bolsa menos de um ano depois.
As "american depositary shares" (ADS) – títulos que permitem a cotação de empresas estrangeiras nos EUA - da Zeekr abriram nos 26 dólares esta sexta-feira, um valor 24% acima do intervalo entre 18 e 21 dólares previsto. A fabricante automóvel vendeu 21 milhões de ações, mais 3,5 milhões do que estava planeado, arrecadando 441 milhões de dólares.
Os investidores têm a opção de adquirir até 3,15 milhões de ADS através de um mecanismo de atribuição de lotes adicionais ("overallotment"), que, se exercida na totalidade, elevará a oferta para 24,15 milhões de ações, o que representa pouco mais de 9% do capital social da Zeekr, de acordo com um comunicado citado pela Bloomberg.
Apesar de as primeiras horas de negociação terem sido positivas para a Zeekr, as ações de fabricantes de carros elétricos têm perdido valor nos últimos meses. Um desses casos é o da Tesla, que desvaloriza 30% este ano.
Entre outras marcas de menor dimensão, a Rivian já perdeu 85% do seu valor desde o IPO em novembro de 2021, enquanto a Lucid tem apenas um quarto da capitalização bolsista quando comparado à sua entrada em bolsa.
No ano passado, a Zeekr registou um prejuízo de 1,16 mil milhões de dólares e 7,3 mil milhões de receitas, que aumentaram 60% face aos números de 2022. Comparada com os rivais Nio e Xpeng, a fabricante chinesa foi a que vendeu mais veículos nos primeiros quatro meses do ano.
As ações da empresa chegaram a escalar 39,81% para 29,36 dólares e encerraram a subir 34,57%, nos 28,26 dólares.
Notícia atualizada às 21:15 com cotação de fecho