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E-Fuel leva Team Astara ao Dakar 2024

Numa equipa em que duas mulheres assumem o protagonismo no Dakar de 2024, a grande novidade do Team Astara é o 02 Concept e a aposta no combustível sintético 100% neutro em carbono.

15 de Novembro de 2023 às 22:01
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Mais do que uma evolução do carro do ano passado, este 02 Concept foi alvo de uma reformulação quase completa que começou logo com a troca do motor 7.0 V8 por um mais eficiente, compacto e leve 2.9 V6 biturbo. Já a aposta no e-fuel, mantém-se.

 

A aposta da Astara Team no Dakar justifica-se pela exposição mediática que uma prova deste tipo proporciona, mas também pela imagem de aventura, dureza, resiliência e desafio permanente que todos associam ao Dakar. Os números falam por si: 37 milhões de espectadores na TV e 4,5 milhões de seguidores nas redes sociais.

Neste caso, a prova que decorre pela 5ª vez na Arábia Saudita, entre 5 e 19 de janeiro de 2024, também se revela o laboratório perfeito para ensaiar novas soluções, a começar pelo combustível ‘e-fuel’ que a Astara Team utiliza e que vai ao encontro da estratégia de crescimento numa mobilidade sustentável que o Grupo (e as marcas que integra) defende a nível global.

 

Este combustível sintético, 100% neutro em carbono, servirá para alimentar o Astara 02 Concept, carro que irá competir na categoria T1 (Ultimate) de duas rodas motrizes.

 

Ao contrário do modelo do ano passado, o 01 Concept, que utilizava um imenso V8 de 7,0 litros de cilindrada, este recorre a um motor 2.9 V6 biturbo (oriundo da Audi) que assegura cerca de 300 kW de potência e, mais importante, contribui para o peso excecionalmente baixo do conjunto (1590 kg de regulamento) e para baixar o centro de gravidade em 15 cm (sim, são mesmo 150 mm).

 

A combinação do baixo peso com o centro de gravidade mais baixo também levou a alterações nas suspensões, no chassis e até no tamanho das jantes e pneus. Já a caixa de velocidades de 6 relações é fornecida pela Sadev.

 

Ainda assim, uma das vantagens do ano passado, a maior velocidade de ponta (faziam 200 km/h quando a concorrência andava nos 185 a 190 km/h) foi anulada pelo regulamento que prevê uma velocidade máxima de 170 km/h por questões de segurança.

 

Duas piloto ao volante

 

Ao volante do Astara 02 Concept, estarão duas piloto, Laia Sanz (navegada por Mauricio Gerini com quem já tinha feito equipa o ano passado) e a estreante na equipa Patrícia Pita, que terá como navegador o experiente Paolo Boggloni.

 

Em conversa com Negócios, Laia Sanz relata a sua passagem das motos (onde alcançou um palmarés invejável, inclusive no Dakar) para os carros. ‘Fazer o Dakar de moto é muito exigente fisicamente e, com o passar da idade perdemos o vigor, mas, acima de tudo olhamos para os perigos da prova com outros olhos’.

 

‘Quando deixei de ter entusiasmo em fazer de moto, tive a oportunidade de passar para os automóveis e, agora, integrada numa estrutura tão profissional e competitiva como esta (Team Astara), estou muito feliz’.

 

‘O meu objetivo é contribuir para um excelente resultado da equipa e lutar pelos lugares de liderança entre as duas rodas motrizes, mas esta 46ª edição do Dakar tem 5.000 quilómetros de extensão e 12 etapas nas areias da Arábia Saudita, pelo que a resiliência e a fiabilidade são cruciais. Ou seja, temos de fazer uma gestão muito inteligente da prova e avaliar cada etapa individualmente’.

 

O Grupo Astara, anterior Bergé Auto, representa em Portugal as marcas Aiways, Fuso, Isuzu, Maxus, Mitsubishi, Kia e Piaggio Comercial.

 

* Em Madrid, a convite da Astara

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