Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Conquista do elétrico para a Autoeuropa traz "investimento de 1.500 milhões de euros"

O Banco Português de Fomento vai com o BEI e outros bancos ajudar a captar um financiamento de 400 milhões para passar a linha de produção da Autoeuropa de modelos a combustão para o modelo elétrico.

A carregar o vídeo ...
  • ...

"Nós não vos vamos falhar no ecossistema nacional". Foi o que Gonçalo Regalado disse aos responsáveis da Volkswagen para ajudar a convencer a gigante alemã a produzir o elétrico "low cost" na Autoeuropa. Portugal enfrentou uma forte concorrência, nomeadamente do leste europeu, mas a fábrica "mais produtiva do mundo" acabou por sair vencedora.

"Temos uma linha de mil milhões de euros com uma garantia robusta que permita que os vossos fornecedores de primeiro nível, de segundo nível, de terceiro nível e, às vezes, até de outros fornecedores que são fornecedores dos vossos fornecedores, possam ter acesso às garantias de financiamento", diz o presidente do Banco Português de Fomento em entrevista ao Negócios e à Antena 1.

Vamos ganhar [com o elétrico na Autoeuropa] a manutenção dos 4.500 postos de trabalho e a ampliação até mais 1.000Gonçalo Regalado
Presidente do Banco Português de Fomento

Na entrevista ao Negócios e à Antena 1, o responsável pelo banco soberano acrescentou que, além desta garantia de mil milhões, "percebemos que a Volkswagen precisaria de um financiamento na casa dos 400 milhões de euros para ampliar a fábrica e meter lá a linha elétrica". "Fizemos, em parceria com o BEI, e também estamos agora a trabalhar com a banca nacional, para criar um sindicato bancário que permita que esses 400 milhões adicionais", diz.

Foi um trabalho intenso que vai permitir a Portugal "ganhar um investimento de 1.500 milhões de euros. Vamos ganhar com isso a manutenção dos 4.500 postos de trabalho e a ampliação até mais 1.000. Vamos ganhar com isso a sobrevivência daquilo que para mim é um enorme benchmark com mais de 40 anos de sucesso em Portugal, que é a Autoeuropa", atira.

Ver comentários
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio