Notícia
Chineses da Great Wall Motor estão interessados na Fiat Chrysler
Várias notícias dão conta que a construtora chinesa quer comprar a Fiat Chysler ou somente a marca Jeep.
A Great Wall Motor está interessada em comprar parte ou totalidade da Fiat Chrysler Automobiles (FCA). A notícia está a ser avançada esta segunda-feira, 21 de Agosto, pela agência Reuters e pelo site automóvel Automotive News.
"Temos a intenção de comprar. Estamos interessados" na Fiat Chyrsler disse fonte oficial da empresa chinesa à Reuters.
Por outro lado, o presidente da empresa chinesa, Wang Fengying, disse à Automotive News que pretende comprar somente a marca Jeep. "O nosso objectivo estratégico é tornarmo-nos no maior construtor mundial de SUVs. Comprar a Jeep, uma marca global, permitiria-nos alcançar o nosso objectivo mais depressa e melhor", disse Wang Fengying.
Ambas as notícias dão conta que a empresa chinesa já terá contactado a Fiat com vista a iniciar as negociações.
Por seu turno, a FCA divulgou um comunicado a dizer que não foi contactada pela Great Wall Motor para comprar a empresa ou somente a marca.
Mas o líder da FCA, Sergio Marchionne, está à procura de um parceiro ou comprador para a sua companhia de forma a gerir o aumento de custos, cumprir com as regras para as emissões e desenvolver tecnologia para carros eléctricos e autónomos.
Depois da PSA ter comprado a Opel este ano, Sergio Marchionne chegou mesmo a prever ser contactado pela Volkswagen com vista a uma fusão, em reacção a este negócio, o que foi rejeitado pela marca alemã.
A Great Wall Motor foi fundada em 1984 e é actualmente a sétima maior construtora automóvel na China. As vendas atingiram 1,1 milhões de veículos em 2016, com uma quota de 3,8% do mercado chinês.
A Jeep, por seu turno, vendeu um total de 1,41 milhões de veículos em 2016 na América, Ásia e Europa.
Comparando as duas empresas de receitas é possível observar as devidas diferenças: 14,76 mil milhões de receitas da Great Wall contra os 131 mil milhões da FCA, que é o sétimo maior construtor automóvel do mundo.
Mas a Great Wall pode não estar sozinha no seu interesse pela Jeep. Por um lado, a Volkswagen pode avançar para a compra da marca pois alavancaria a marca alemã precisamente num segmento do mercado onde tem estado a trabalhar mais nos Estados Unidos, os SUV.Também a General Motors poderia avançar para a Jeep, depois de ter vendido a marca Hummer em 2010.
"Temos a intenção de comprar. Estamos interessados" na Fiat Chyrsler disse fonte oficial da empresa chinesa à Reuters.
Ambas as notícias dão conta que a empresa chinesa já terá contactado a Fiat com vista a iniciar as negociações.
Por seu turno, a FCA divulgou um comunicado a dizer que não foi contactada pela Great Wall Motor para comprar a empresa ou somente a marca.
Mas o líder da FCA, Sergio Marchionne, está à procura de um parceiro ou comprador para a sua companhia de forma a gerir o aumento de custos, cumprir com as regras para as emissões e desenvolver tecnologia para carros eléctricos e autónomos.
Depois da PSA ter comprado a Opel este ano, Sergio Marchionne chegou mesmo a prever ser contactado pela Volkswagen com vista a uma fusão, em reacção a este negócio, o que foi rejeitado pela marca alemã.
A Great Wall Motor foi fundada em 1984 e é actualmente a sétima maior construtora automóvel na China. As vendas atingiram 1,1 milhões de veículos em 2016, com uma quota de 3,8% do mercado chinês.
A Jeep, por seu turno, vendeu um total de 1,41 milhões de veículos em 2016 na América, Ásia e Europa.
Comparando as duas empresas de receitas é possível observar as devidas diferenças: 14,76 mil milhões de receitas da Great Wall contra os 131 mil milhões da FCA, que é o sétimo maior construtor automóvel do mundo.
Mas a Great Wall pode não estar sozinha no seu interesse pela Jeep. Por um lado, a Volkswagen pode avançar para a compra da marca pois alavancaria a marca alemã precisamente num segmento do mercado onde tem estado a trabalhar mais nos Estados Unidos, os SUV.Também a General Motors poderia avançar para a Jeep, depois de ter vendido a marca Hummer em 2010.