Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

BYD Seal é o Carro do Ano Nacional 2024

O BYD Seal é o grande vencedor da 41ª edição do Seguro Directo Carro do Ano/Troféu Volante de Cristal 2024, uma iniciativa do grupo Impresa na qual o Jornal de Negócios/negócios.pt participa como membro do júri. Sucede ao Renault Austral.

Adriano Oliveira aoliveira@netcabo.pt 14 de Março de 2024 às 00:02

Na estreia da BYD no Seguro Directo Carro do Ano/Troféu Volante de Cristal, a marca chinesa é a grande vencedora da edição deste ano ao conquistar não só o galardão de Carro do Ano 2024, como a classe Elétrico do Ano dedicada aos automóveis 100% elétricos e o Prémio Design com a sua berlina BYD Seal.

Com 99 pontos, o BYD Seal conquistou o galardão de forma consensual entre os 19 jurados, depois de na ronda de votação final se ter defrontado com outros seis finalistas: Hyundai Ioniq 6, Hyundai Kauai, Renault Espace, Toyota C-HR, Toyota Prius e Volvo EX30.

O segundo e terceiro lugares da classificação foram ocupados, respetivamente, pelo Volvo EX30 (88 pontos) e pelo Toyota Prius (84 pontos).

Com 313 cv de potência, tração traseira e 570 km de autonomia elétrica, o BYD Seal ‘Design’ a concurso está à venda no mercado nacional com um preço de 46.990 euros.

O modelo está disponível também na versão Excellence de tração integral com dois motores para um total de 530 cv e 520 km de autonomia por 47.990 euros.

Esta é a primeira vez que um modelo do construtor chinês BYD chinesa participa e conquista o galardão

No total, concorreram a esta edição do concurso 41 automóveis, divididos por oito classes – Citadino, Desportivo/Lazer, Familiar, SUV Compacto, Grande SUV Compacto, Elétrico, Híbrido e Híbrido Plug-in –, com diferentes modelos e versões, dos quais 22 eram candidatos ao título de vencedor do Seguro Directo Carro do Ano/Troféu Volante de Cristal 2023.

Os vencedores são os seguintes:

  • Carro do Ano – BYD Seal
  • Citadino do Ano – Renault Clio
  • Elétrico do ano – BYD Seal            
  • Híbrido do Ano – Toyota C-HR
  • Híbrido Plugin do Ano – Toyota Prius
  • Familiar do ano – Renault Espace
  • Grande SUV do Ano – Kia EV9
  • SUV Compacto do ano – Jeep Avenger

 

Dezanove jurados, em representação dos principais órgãos de comunicação social do país – ACP, Carros e Motores, Correio da Manhã, Diário de Notícias, Exame Informática, Expresso, Jornal de Negócios/negócios.pt, RTP, Rádio Renascença/RFM, Razão Automóvel, Record, SIC Online, SICV/SIC Notícias, Motor 24, Público, TVI, TSF, Volante, Visão –, realizaram testes dinâmicos com os diferentes modelos a concurso.

Estética, desempenhos, segurança, fiabilidade, preço e sustentabilidade ambiental foram algumas das áreas de avaliação.

 

Prémio Tecnologia e Inovação

Este ano, o Prémio Tecnologia e Inovação foi atribuído ao sistema LIDAR da Volvo.

O sistema LIDAR - Light Detection and Ranging, é um método de deteção remoto que utiliza a luz sob a forma de um laser pulsado para medir gamas com alta precisão e fiabilidade. É capaz de detetar não só a estrada em frente, de dia ou de noite, como também pequenos objetos, centenas de metros à frente, dando tempo para informar, para atuar e para evitar.

 

Prémio Design

O BYD Seal foi também o vencedor do Prémio Design, que é atribuído pela primeira vez nesta edição de 2024 do concurso.

A berlina chinesa destaca-se em matéria de estilo e de imagem, tanto exterior como interior. Com um ‘design’ moderno e ergonómico, o habitáculo do Seal prima pela qualidade ‘premium’ dos materiais e acabamentos.

No painel de bordo, ao centro, um grande e inovador ecrã tátil rotativo de 15,6’’ agrupa todas as funções de controlo do veículo, assistência ao condutor, navegação e multimédia.

Na consola central, estão os poucos controlos físicos existentes no veículo, como o seletor de mudanças, ‘start/stop’, seletor de modos de condução e duas bases de carregamento de telemóveis.       

 

Personalidade do Ano

Finalmente, a Comissão Executiva do concurso decidiu distinguir Daniela Simões, fundadora e CEO da Miio, uma empresa portuguesa na área da mobilidade elétrica, com o Prémio Personalidade do Ano.

A empresa nasceu em 2019 quando Daniela Simões e o colega Rafael Ferreira, ambos estudantes de Engenharia Informática na Universidade de Aveiro, quiseram tornar mais simples a sua vida e a de outros condutores de veículos elétricos.

Com a Miio têm vindo a revolucionar a forma como se carregam estes veículos na rede pública, com ferramentas e funcionalidades que ajudam a tornar este processo o mais intuitivo e simples possível.

Atualmente, com mais de 270 mil utilizadores registados e uma comunidade que já representa mais de 70 por cento do mercado português de utilizadores de veículos elétricos e ‘plug-in’, a empresa avança para a internacionalização e a aposta nos mercados de Espanha e França, agora com a participação da petrolífera espanhola Repsol no seu capital.

Ver comentários
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio