Notícia
Automóvel: qual o perfil dos compradores nacionais?
O mercado automóvel nacional cresce a um ritmo frenético. O Negócios faz um retrato dos consumidores nacionais em cinco questões, a partir das conclusões do estudo Observador Cetelem 2015.
O que é tido em conta no momento de compra?
Os portugueses destacam-se por serem os consumidores que mais apontam o preço como critério de compra. Três em cada quatro têm esse motivo como prioridade quando analisa o mercado.
As preocupações com o consumo de combustível e segurança dos veículos seguem-se nas preocupações. Metade dos consumidores nacionais dizem pagar a sua viatura a pronto.
No orçamento familiar, a rúbrica das despesas relacionadas com o transporte automóvel pesa cerca de 12,5% em Portugal.
Que idade têm os automobilistas nacionais?
Os portugueses tendem a comprar veículo próprio mais cedo que os restantes europeus. Se a idade média do comprador europeu se fixa nos 52 anos, em Portugal esse indicador desce para os 48 anos. Espanha lidera com uma média de 46 anos.
A pesar sobre o resultado nacional está o facto de os compradores nacionais tenderem a viver até mais tarde com os pais, economizando para investir numa viatura. Os restantes europeus apostam já na compra de veículo após a saída dos filhos de casa.
Como lidam com as marcas "premium"?
Em Portugal, as marcas "premium" representam cerca de 23% das vendas de veículos novos. A média europeia situa-se nos 21%. À frente dos portugueses estão os alemães e ingleses, revela o estudo Observador Cetelem.
O top de vendas de 2014 divulgado pela ACAP acaba por confirmar esta tendência: entre as 10 marcas automóveis mais vendidas, três eram "premium".
Onde procuram informação para sustentar a compra?
A maioria recorre à Internet para procurar informação que justifique a compra do novo automóvel. Ainda assim, são os conselhos dos membros dos círculos próximos a pesar mais na hora de decidir.
Metade dos portugueses não consideraria comprar e pagar uma viatura nova directamente através da Internet, mostram os dados da pesquisa. Experimentar o produto é sempre uma etapa essencial para o consumidor português: o "test drive" é uma opção frequentemente considerada.
Em que estado está o parque automóvel nacional?
À semelhança de Espanha e França, também Portugal sofreu com a forte queda dos mercados durante os anos de crise. Entre 2006 e 2013, a idade média do parque automóvel luso aumentou dois anos, ultrapassando a faixa dos 10 anos de idade média.
Evolução do mercado mundial
Até 2020, o mercado automóvel mundial deverá alcançar mais de 100 milhões de registos anuais. A perspectiva do estudo Observador Cetelem é a de um crescimento médio de 3,5% por ano, apoiado na evolução dos mercados em desenvolvimento.
Para Portugal, e como já tinha escrito o Negócios, a pesquisa aponta para um crescimento de 7,1% do mercado automóvel nacional neste ano. A ACAP prevê um crescimento de 11%.