Notícia
Autoeuropa propõe aumento mínimo de 80 euros e prémio de assiduidade de 40 euros
A administração pretende implementar um aumento de 5,2% no salário, com uma subida nominal mínima de 80 euros, e propõe a atribuição de um prémio de assiduidade de 40 euros.
Depois de os trabalhadores da Autoeuropa terem chumbado a última proposta de aumento salarial, a administração da empresa avançou com uma nova proposta, segundo a informação prestada esta segunda-feira pela Comissão de Trabalhadores.
A administração da fábrica da Volkswagen em Palmela pretende implementar um aumento de 5,2% no salário – repetindo o que estava na última proposta chumbada pela Comissão de Trabalhadores – com uma subida mínima de 80 euros face ao salário base.
Além disso, é proposto um prémio de assiduidade mensal de 40 euros para o próximo ano. Uma vez aprovadas por referendo, as medidas devem entrar em vigor em janeiro do próximo ano.
No comunicado enviado às redações, a Comissão de Trabalhadores considera que "o acordo agora alcançado é positivo para todos os trabalhadores".
As propostas serão votadas pelos trabalhadores esta terça e quarta-feira, para quem quiser votar antecipadamente, estando também as urnas abertas durante o resto da semana. O processo de referendo é organizado por turnos.
Há menos de uma semana os trabalhadores da Autoeuropa chumbaram o pré-acordo laboral que previa um aumento extraordinário de 5,2% (sem o aumento mínimo de 80 euros), sendo esta a terceira proposta da administração da empresa.
Inicialmente os trabalhadores da Autoeuropa reivindicavam um aumento salarial extraordinário de mais de 5% em dezembro, acrescido dos 2% que já estavam previamente acordados para janeiro de 2023, mas o pré-acordo que agora foi chumbado previa apenas um aumento único de 5,2%.