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Audi lança novo A3 Cabriolet

A Audi apresentou esta semana a segunda geração da versão descapotável de quatro lugares do A3. Disponível com motorizações a gasolina e a Diesel, o novo modelo chega ao mercado nacional com preços a partir dos 38.060 euros.

09 de Abril de 2014 às 19:18
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Quarto elemento da família A3, construído com base na mesma plataforma (a MQB) do A3 Limousine, o novo Cabriolet é maior e mais leve que o seu antecessor. O peso em vazio da versão base é de 1.345 quilos, cerca de 60 quilos menos que anterior geração, o que se deve à utilização de materiais em aço de alta resistência e de alumínio em muitos componentes, como o capô. As dimensões também cresceram: no comprimento (de 4,24m para 4,42m), na largura (de 1,77m para 1,79m) e na distância entre eixos (de 2,58m para 2,60m). Só a altura diminuiu cerca de 15mm.

 

Exteriormente, o A3 Cabriolet distingue-se por alguns elementos exclusivos, como a faixa decorativa em alumínio que contorna todo o veículo, os novos grupos ópticos, que estão disponíveis, como opção, com a tecnologia LED, as entradas de ar dianteiras e os pára-choques, que enfatizam a sensação de largura do modelo.

 

Disponível em dois níveis de equipamento, Attraction e Sport, o A3 Cabriolet utiliza uma capota têxtil automática, com estrutura de magnésio e aço. Através de um sistema electro-hidráulico, necessita de apenas 18 segundos para abrir ou fechar, inclusive em andamento a velocidades até aos 50km/h. Quando está aberta, a capota é recolhida num compartimento, ficando assim reduzida a volumetria da bagageira a uma capacidade de 275 litros (320 litros com a capota fechada). Em alternativa, a Audi propõe por 295 euros uma capota acústica com espuma interior mais espessa que reduz ainda mais o nível de ruído no habitáculo.

 

Nos opcionais, há a estreia do deflector de vento e o aquecimento para a zona da cabeça (Airscarf) nos bancos dianteiros. Em caso de acidente, um sistema activo de protecção anticapotamento protege os passageiros. Ao contrário do seu antecessor, que tinha os arcos de segurança fixos, no novo Cabriolet estes estão recolhidos e disparam em milésimos de segundos quando detectam o acidente.

 

Motorizações

Na fase de lançamento, estão disponíveis três motorizações a gasolina TFSI com cilindradas de 1.4 e 1.8 litros e potências de 125cv, 140 cv e 180 cv, e o motor 2.0 TDI que debita uma potência de 150cv. O consumo médio base é inferior em cerca de 13 por cento aos motores do modelo anterior, apesar das prestações serem superiores. O bloco 1.4 TFSI de 140cv destaca-se pelo sistema COD (cylinder on demand) que desliga dois cilindros com cargas baixas, beneficiando os consumos.

 

A partir do próximo mês de Maio, a oferta de motores será alargada com mais três versões. No entanto, o 1.6 TDI de 110cv, com um consumo de 3,9 litros/100km e emissões de CO2 de 104g/km, mais adaptado ao mercado português, só tem chegada prevista para Agosto.

 

Nas transmissões, todos os motores podem ser acoplados ao sistema automático S tronic que, em conjunto com o sistema dinâmico de condução Audi drive select, oferece a função roda livre no modo ‘efficienty’, que reduz ainda mais o consumo de combustível. A tracção integral permanente quattro,’ é outra novidade no Audi A3 Cabriolet.

 

Componentes de entretenimento

Atractiva é também a oferta de componentes de entretenimento. Aqui o destaque vai para o sistema de som da Bang & Olufsen e a navegação MMI plus. O ecrã plano de sete polegadas surge electricamente no tablier. No terminal de comando MMI, o botão giratório foi combinado com o MMI touch para dar lugar ao touch wheel (ou roda táctil): a sua parte superior inclui o campo táctil que pode ser usado para introduzir letras e números.

 

O sistema Audi connect engloba todas as tecnologias que ligam o condutor com o veículo e com a internet. Neste novo Audi A3 Cabriolet a ligação à internet é efectuada, sempre que possível, através do ultra-rápido protocolo LTE. O Audi connect permite aos passageiros navegar pela internet e gerir o seu correio electrónico através de um ponto de acesso sem fios WLAN.

 

Para o condutor, o sistema descarrega para o veículo os serviços de internet personalizados da Audi: desde a navegação com imagens do Google Earth e Google Street View, passando pela informação de tráfego Audi online, até ofertas como as redes sociais Facebook e Twitter. O mais recente serviço do Audi connect é a informação de estacionamento, que mostra os lugares de parqueamento e os parques no local seleccionado pelo condutor. Sempre que seja possível, o serviço faculta a informação sobre o número de lugares livres e o respectivo custo.

 

A primeira geração do A3 Cabriolet, lançada em 20087, vendeu até ao ano passado, mais de 60 mil unidades à escala global. Em Portugal foram comercializadas 400 veículos.

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