Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

AICEP contratou 44 milhões em novo investimentos

Valor refere-se a quatro contratos. Três assinados na área do automóvel e um no setor farmacêutico, AICEP diz que está a trabalhar na atração de novos investimentos.

Filipe Santos Costa assumiu funções como presidente da AICEP em junho.
Sérgio Lemos
03 de Junho de 2024 às 08:00
  • 1
  • ...

A AICEP (Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal) contratou investimentos de 44 milhões de euros com os incentivos à Investigação & Desenvolvimento Tecnológico (I&DT) nos primeiros cinco meses do ano.

Este valor global encontra-se repartido por quatro contratos, dois assinados com a Bosch Car Multimédia, um com a Huf Portuguesa e outro com a Bial. Estes contratos preveem a criação de 626 empregos, a maioria altamente qualificados.

Os incentivos totais concedidos pela AICEP ascendem a cerca de 20 milhões de euros.

Filipe Santos Costa, presidente da AICEP, enquadra estes contratos no trabalho que tem vindo a ser desenvolvido pela agência pública. "A AICEP está a trabalhar a atração de novos investimentos industriais intensivos em investigação e desenvolvimento tecnológico para todo o país. Investimentos que acrescentam valor e produtividade e apreciam as qualificações e os salários dos portugueses" afirma Filipe Santos, em comunicado.

No caso da Huf Portuguesa, o investimento de 11 milhões de euros irá criar na fábrica em Tondela um centro de produção especializado em soluções de acesso e segurança de veículos automóveis incorporando eletrónica, telemática e conceitos como o "Phone As A Key".

Quanto à Bial, empresa sediada na Trofa, o investimento de 6,9 milhões de euros contempla a introdução de novos medicamentos para a Doença de Parkinson, assim como propriedade intelectual relacionada com os mesmos, objeto de investigação e classificados de acordo com as normas europeias como originários de  Portugal. 

No que se refere aos projetos da Bosch Car Multimédia, localizada em Braga, ambos serão realizados em parceria com a Universidade do Minho.

O primeiro, de 10,6 milhões de euros, prevê a introdução de novos sistemas de navegação e infoentretenimento, sistemas de instrumentação, sistemas profissionais e sistemas de produção eletrónica, objeto de investigação e classificados de acordo com as normas europeias como originários de Portugal. 

O segundo, que totaliza 15,3 milhões de euros, compreende a realização de atividades de I&D tendentes à introdução de uma nova geração de sistemas de sensores automóveis, através da investigação de novos conceitos e soluções para o desenvolvimento de  produtos de qualidade superior na área da condução autónoma.

Ver comentários
Saber mais AICEP Huf Portuguesa Bosch Car Multimedia Bial Filipe Santos Costa investimento Universidade do Minho
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio