Notícia
Organização pede intervenção em Portugal após mortes de aves em olivais espanhóis
A Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves (SPEA) pediu uma intervenção do Instituto da Conservação da Natureza e Florestas depois de um relatório concluir que milhões de aves morreram em Espanha na apanha da azeitona à noite devido ao processo mecanizado.
Em comunicado, a organização pede para que "seja avaliada com urgência esta situação nos olivais intensivos portugueses", depois de um relatório da Junta da Andaluzia estimar que mais de dois milhões de aves morreram na região devido à apanha de azeitona mecanizada durante a noite em olivais intensivos.
A SPEA refere que têm surgido "mais denúncias" de casos noutras zonas de Espanha e "mesmo em Portugal", avisando que milhares de aves migradoras e invernantes usam os olivais como locais de paragem e refúgio quando estão a migrar, sendo que muitas delas são insectívoras e "contribuem para a redução de pragas de insectos" que atacam as árvores.
Citando o relatório espanhol, a SPEA adianta que as aves mortas são usadas posteriormente como petiscos, "contribuindo para um mercado ilegal, e que coloca em causa a própria saúde pública".