Notícia
Ministério da Agricultura quer aumentar área de produção biológica
O secretário de Estado da Agricultura revelou que o Executivo quer abrir exportações “a mais 36 mercados". E que a promoção da agricultura biológica portuguesa faz parte da agenda do Governo. O objectivo é aumentar a área de produção para 40 mil hectares.
As alterações climáticas e a falta de mão-de-obra no sector agrícola são duas "das preocupações" do Governo e para as quais "está a olhar atentamente". A garantia foi dada pelo secretário de Estado da Agricultura e Alimentação, Luís Medeiros Vieira (na foto à esquerda), durante a visita à Fruit Logística, feira de frutas e legumes que está a decorrer em Berlim.
Questionado sobre de que maneira o Executivo pensa mitigar estas questões, referiu que "as alterações climáticas estão a ter impacto não só em Portugal, como noutros países". Uma questão "que nos preocupa e para a qual já foram tomadas medidas", dando como exemplo, no caso respectivo da seca que assolou o país, o programa de regadios até 2020. No entanto, sublinhou que "a nível da produção global, não teve impacto. O produto agrícola aumentou 7,1% em 2017". " 2017 foi um bom ano para a agricultura", sustentou.
Quanto à questão da falta de mão-de-obra, começou por explicar que a actual "taxa de desemprego é das mais baixas que tivemos. Mas temos carência em alguns sectores, como a agricultura. Para tentar mitigar este problema, referiu que o Ministério da Agricultura está "em articulação" com o da Administração Interna e dos Negócios Estrangeiros para arranjar solução. "Há muita mão-de-obra que já está instalada que vem de países terceiros", comentou.
O governante revelou ainda que faz parte dos planos do Executivo aumentar o cultivo de produtos biológicos em Portugal. "Há cada vez maior procura no mercado por este tipo de produtos. É um sector com futuro", sublinhou na feira de Berlim, onde estão presentes 41 empresas e associações através da Portugal Fresh – Associação para a Promoção das Frutas, Legumes e Flores.
"Portugal já definiu uma estratégia com várias medidas" para impulsionar a agricultura biológica. "Foi feita uma audição pública e agora estamos a implementar esta estratégia", da qual faz parte aumentar a área de produção biológica para 40 mil hectares.
Em declarações aos jornalistas, Luís Medeiros Vieira relembrou ainda que nos últimos dois anos foram abertos "42 novos mercados" para a exportação de produtos agrícolas portugueses. E começaram a ser vendidos para o exterior mais 140 produtos, dos quais "12 vegetais". Agora, "estamos a trabalhar em mais 36 mercados" para aumentar "ainda mais" as exportações do sector da agricultura e do sub-sector de frutas e legumes, destacou.
O secretário de Estado da Agricultura adiantou ainda que depois das exportações deste sub-sector terem crescido 16% até Novembro de 2017, para 1,3 mil milhões de euros, a expectativa é que as vendas "atinjam os 1,5 mil milhões de euros" no total do ano.