Notícia
Queixas à Provedoria da Justiça relacionadas com idosos disparam
Durante o Estado de Emergência, a Provedoria de Justiça recebeu cerca de 600 queixas. Famílias queixaram-se sobretudo da dificuldade de contactar idosos institucionalizados.
05 de Maio de 2020 às 08:44
A Provedoria de Justiça recebeu 600 queixas durante o Estado de Emergência, sobretudo de famílias em dificuldade de contactar com idosos institucionalizados, e um aumento exponencial de chamadas pela Linha do Idoso.
Segundo escreve o Público nesta terça-feira, 5 de maio, dessas 600 solicitações, mais de 400 resultaram na abertura de procedimento de queixas. As restantes foram resolvidas através do telefone ou por escrito.
A desproteção social de trabalhadores independentes, o funcionamento dos lares de idosos, o cancelamento e reembolso de viagens e de espetáculos ou queixas sobre o preço elevado de produtos, como o álcool ou o gás foram alguns dos temas que motivaram queixas à Provedoria.
No entanto, foram os idosos que estiveram estiveram no centro das atenções: um dos motivos mais frequentes de queixas foi a dificuldade das famílias em contactarem telefonicamente os idosos institucionalizados em lares.
Segundo escreve o Público nesta terça-feira, 5 de maio, dessas 600 solicitações, mais de 400 resultaram na abertura de procedimento de queixas. As restantes foram resolvidas através do telefone ou por escrito.
No entanto, foram os idosos que estiveram estiveram no centro das atenções: um dos motivos mais frequentes de queixas foi a dificuldade das famílias em contactarem telefonicamente os idosos institucionalizados em lares.